O candidato de direita nacionalista Aberlardo de la Espriella comemorou na noite deste domingo (21) sua vitória no segundo turno da eleição presidencial na Colômbia e foi parabenizado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio.
Segundo informações do jornal El Tiempo, a contagem preliminar feita pelo órgão eleitoral colombiano apontou que Espriella teve 49,66% dos votos neste domingo, contra 48,7% do senador esquerdista Iván Cepeda, candidato do presidente Gustavo Petro.
O resultado definitivo depende da apuração final da Justiça colombiana, mas costuma coincidir com a contagem preliminar.
“A dignidade nacional triunfou, a esperança triunfou. Hoje é uma noite maravilhosa, em que a democracia brilhou e a Colômbia demonstrou sua grandeza. Esta é a noite em que celebramos uma nova ordem: a Pátria Milagre. Firme pela pátria”, escreveu Petro no X, onde alterou a descrição no seu perfil para “presidente eleito da Colômbia”.
Na rede Truth Social, Trump compartilhou uma notícia sobre a vitória de Espriella e escreveu: “Ele ganhou, e com folga!”.
No X, Rubio informou que já havia falado com Espriella para parabenizá-lo. “O governo Trump espera trabalhar em estreita colaboração com o seu futuro governo para promover a cooperação regional em segurança, acabar com a imigração ilegal para os Estados Unidos e fortalecer nossos laços econômicos. Os melhores dias da Colômbia ainda estão por vir”, escreveu o secretário de Estado americano.
Segundo a agência EFE, Cepeda reconheceu neste domingo o resultado preliminar do segundo turno na Colômbia, mas anunciou que sua campanha vai impugnar 33 mil mesas de votação durante a apuração oficial.
“Longe de nós o autoritarismo e a arbitrariedade. Reconhecemos a pré-contagem realizada na noite de hoje como um dado oficial”, afirmou o esquerdista. “[Mas] nosso grupo de testemunhas, dezenas de milhares de advogadas e advogados, estão procedendo com a impugnação de 33 mil mesas em todo o país. Uma a uma deverão ser objeto da apuração.”