Início Destaque Eleições suplementares definem novos prefeitos em quatro cidades brasileiras

Eleições suplementares definem novos prefeitos em quatro cidades brasileiras

0

O último domingo, 6, foi de mudanças em quatro cidades brasileiras. Eldorado e Neves Paulista, no interior de São Paulo, Ruy Barbosa, na Bahia, e Paranhos, em Mato Grosso do Sul, realizaram eleições suplementares para definir novos prefeitos. As disputas ocorreram por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que identificou irregularidades nos registros das chapas eleitas em 2024.

Ao todo, 64,8 mil eleitores foram convocados às urnas para votar novamente. A Justiça considerou que os candidatos vencedores anteriores estavam inelegíveis ou enfrentavam processos por improbidade, desvios e crimes eleitorais.

Eldorado (SP) e a cidade natal de Bolsonaro

No município de Eldorado, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro viveu a infância, a disputa teve três candidatos. Noel Castelo (Solidariedade) venceu com 41,8% dos votos válidos, e derrotou Dr. Galindo (PSD), que teve 37,8%, e Dra. Débora (PT), com 20,2%.

Castelo, eleito vereador em 2024, assume depois do cancelamento da candidatura de Elói Fouquet (PSDB), barrado pela Justiça por atos de improbidade administrativa. A votação coincidiu com o ato por anistia liderado por Bolsonaro na Avenida Paulista.

Neves Paulista (SP): PL tem vitória folgada nas eleições

Em Neves Paulista, o PL consolidou a liderança nas eleições. Kiko Rossali venceu com 79,2% dos votos, contra 20,8% de Betinho Milani (PSD). A eleição foi convocada depois do ex-prefeito Reginaldo da Silva (PL) ser considerado inelegível. Ele foi condenado por furto qualificado em 2020 e teve o registro de candidatura negado pelo TSE.

Ruy Barbosa (BA): esposa de ex-prefeito cassado vence eleições

Na Bahia, a cidade de Ruy Barbosa elegeu Eridan de Bonifácio (MDB) com 51,5% dos votos. A candidata é esposa do ex-prefeito Bonifácio, cassado por desvios de verbas do Fundeb em 2016. Mesmo com as contas rejeitadas, ele voltou à prefeitura em 2024, desta vez pelo PT, mas teve a chapa anulada.

Paranhos (MS): novo comando na fronteira

Em Paranhos, município que faz fronteira com o Paraguai, a vitória foi de Hélio Acosta (PSDB). Ele obteve 64,4% dos votos válidos. O adversário Ricardo Laurício (PT) somou 30,6%. A nova eleição substitui Heliomar Klabunde (MDB), reeleito em 2024, mas cassado por irregularidades no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile