Início Destaque Donald Trump torna o inglês a língua oficial dos Estados Unidos

Donald Trump torna o inglês a língua oficial dos Estados Unidos

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou neste sábado, 1º, uma ordem executiva que torna o inglês o idioma oficial do país. Embora seja a língua mais falada nos EUA, a Constituição, até o momento, não estabelecia um idioma oficial.

A ordem também veta o uso de outros idiomas em órgãos e comunicações oficiais. O texto, segundo o jornal Wall Street Journal, busca “promover a unidade e a eficiência no governo e fornecer um caminho para o engajamento cívico”.

“Os documentos históricos de governo da nossa Nação, incluindo a Declaração de Independência e a Constituição, foram todos escritos em inglês”, informa a ordem executiva. “Portanto, já passou da hora de o inglês ser declarado como a língua oficial dos Estados Unidos. Uma língua nacionalmente designada é o cerne de uma sociedade unificada e coesa.”

Atualmente, a normativa do ex-presidente Bill Clinton obriga os órgãos públicos dos EUA a oferecer atendimento em outros idiomas. De acordo com o Censo do país, 22% da população fala uma língua diferente do inglês em casa.

Ordem de Trump é comum em outros países

A ordem executiva de Trump segue uma tendência observada em outros países. Japão, França, Itália, Alemanha, Portugal, Argentina, Grécia, Polônia, Coreia do Sul, Israel e Finlândia, por exemplo, também adotam regras semelhantes.

No Brasil, apesar de algumas línguas cooficiais, como o nheengatu, e outras reconhecidas como meios legais de comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Constituição Federal de 1988 estabelece o português como o único idioma oficial.

André Marsiglia elogia postura de Trump ao dar 'bronca' em Zelensky

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile