Anunciado nesta manhã (1º de maio), em Londres, o prêmio World’s 101 Best Steak Restaurants elegeu pela terceira vez consecutiva o argentino Don Julio Parrilla, de Buenos Aires, como o “Melhor Restaurante de Carnes” do mundo.
A casa é comandada pelo empresário e sommelier Pablo Rivero ao do chef Guido Tassi, e juntos já conquistaram também duas vezes o prêmio de melhor restaurante da América Latina, segundo o Latin America’s 50 Best Restaurants (2020 e 2024).
“O Don Julio é uma tradição ininterrupta, sempre em evolução, tentando levar a cultura da parrilla argentina à sua máxima expressão”, afirma Rivero, que tem como principais pilares a abordagem sustentável das carnes de gado das raças Aberdeen Angus e Hereford, e o respeito à sazonalidade.
Os restaurantes Margaret (Austrália) e Laia (Espanha) ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Infelizmente, nenhuma casa brasileira brilhou na lista este ano.
O restaurante: clique abaixo e saiba mais sobre o melhor restaurante de carne do mundo
Por dentro do Don Julio, o melhor restaurante da Argentina
Premiação
O ranking dos 101 Melhores Restaurantes de Carne do Mundo é gerenciado e publicado pela Upper Cut Media House, com sede em Londres, Reino Unido.
A Upper Cut Media House é uma empresa de mídia boutique com ampla experiência internacional em hospitalidade, gastronomia e eventos há mais de três décadas.
9 PRINCIPAIS CRITÉRIOS de Avaliação, divulgado no site da premiação:
-
Qualidade da carne oferecida, considerando sabor, terroir, caráter, marmoreio, corte e preparo.
-
Seleção e variedade de cortes (processo de maturação, origem, raças), incluindo cortes primários e secundários.
-
Qualidade do serviço e expertise em carnes. Conhecimento aprofundado do produto é essencial.
-
Descrição detalhada dos cortes no cardápio (incluindo raça, origem, sexo, processo de maturação, métodos de alimentação, idade de abate e preparo).
-
Carta de vinhos selecionada, com rótulos de grandes produtores, enriquecendo a experiência gastronômica.
-
Facilidade de uso e eficiência do sistema de reservas, incluindo o atendimento às reservas.
-
Presença online voltada para um público internacional, incluindo conta no Instagram e site disponível em inglês.
-
Design de interiores, ambiente e a estética geral do restaurante.
-
Acima de tudo, nenhuma prática de “pague para aparecer” para os restaurantes listados.
EMBAIXADORES DA CARNE
De 2 a 4 Embaixadores da Carne experientes, com ampla bagagem no setor ao longo de décadas (chefs premiados, especialistas certificados em carnes e Wagyu, jornalistas gastronômicos etc.) fazem as em todos os continentes: América do Norte, América do Sul, Europa, África | Oriente Médio e Ásia | Pacífico,
VISITAS & AVALIAÇÕES
Visitam e avaliam os restaurantes selecionados de forma anônima. Cada restaurante listado é visitado pelo menos uma vez pelos Embaixadores da Carne da premiação antes que a decisão final e degustação seja feita pela equipe executiva da publicação.
Belém é apontada como uma das melhores cidades gastronômicas do mundo