Nascido em Recife, em Pernambuco, o chef Ad Yamashina traz a mescla entre as tradições asiáticas e ocidentais ao restaurante chinês Song Qi, no Jardim Paulista, em São Paulo.
Especializado em artes culinárias, ele se apaixonou por gastronomia quando morou no Japão na adolescência. Ao retornar para o Brasil, aos 20 anos, especializou-se em cozinha italiana e trabalhou com o chef Duca Lapenda, do restaurante Pomodoro Café, em Recife.
Depois, decidiu voltar às raízes familiares e se especializar na culinária asiática. Trabalhou no Quina do Futuro, do chef premiado André Saburo, e depois passou cinco anos no ramo de hotelaria, com marcas como Mercure e Radisson.
Vivendo em São Paulo há mais de cinco anos, o chef trabalhou em renomados restaurantes como Kotori, Kazuo e Osso Carnicería y Salumería até criar a casa Song Qi. Para o CNN Viagem&Gastronomia, ele indica seus endereços favoritos de cozinha asiática na capital.
Veja 5 restaurantes asiáticos para conhecer em São Paulo:
Hirá Ramen Izakaya
O Hirá Ramen Izakaya, localizado na rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, é a mistura perfeita entre o lado despojado brasileiro e a seriedade japonesa do omotenashi — ou seja, a filosofia de bem servir.
Tudo lá é muito bem pensado e bem executado. No meu caso, eu já zerei o menu da casa — experimentei todos os itens do cardápio — e não canso de pedir as gyozas, karaguee, potato sarad e mazemen. Vale a pena!
Hirá Ramen Izakaya: Rua Fradique Coutinho, 1240 – Pinheiros, São Paulo–SP / Tel.: (11) 3031-3025 / Horário de funcionamento: almoço de segunda a sexta, das 12h às 15h; sábado, domingo e feriados, das 12h às 16h; jantar de sábado a quinta, das 19h às 23h; e sexta, das 19h às 23h30.
Misoya Ramen
O Misoya Ramen é uma franquia de casa de ramen muito famosa e com mais de 100 casas no Japão — e tantas outras ao redor do mundo. Em 2021, o grupo abriu a primeira loja na América Latina, no bairro Consolação, em São Paulo.
O foco e a especialidade deles são ramens feitos com variedades incríveis de pasta missō de regiões distintas do Japão. Minha pedida favorita sempre é Hokkaido Karamisso ou Chashu-don.
Misoya Ramen: Rua Antônio Carlos, 324, Consolação, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 11h às 23h
Hayashi Bakery

Com unidades na Vila Clementino e no Tatuapé, o Hayashi Bakery lembra muito os meus lugares favoritos na cidade que morei no Japão.
Apesar da confeitaria japonesa ter muita influência francesa, eles conseguiram criar algo que é só deles — e o Hayashi manda muito bem nessa confeitaria yogashi mais despojada.
Melhor choux cream é o deles, fora os katsusando que são todos ótimos e feitos com Shokupan, um pão de leite japonês. Não tem como pedir um só, todas as combinações são ótimas.
Hayashi Bakery: Rua Doutor Diogo de Faria, 822, Vila Clementino, São Paulo-SP/ Tel.: (11) 91568-4293 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 19h
Panda Ya!
O Panda Ya! abriu recentemente uma nova casa no Largo da Batata, em Pinheiros, e os chefs Victor Wong e Vivi Fukazawa representam muito bem essa cozinha chinesa descolada.
Os dumplings são incríveis e carregados de sabor — os pratos da casa, no geral, surpreendem pela complexidade. Bifun com amendoim, os gyozas de porco com camarão e a Wafu Caesar salad são sempre os meus pedidos favoritos.
Panda Ya: Rua Fernão Dias, 604 – Pinheiros, São Paulo-SP/ Tel.: (11) 98929-0175/ Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 22h; domingo, das 12h às 17h. Fechado às segundas.
Ikedaya
Localizado em Santana, o Ikedaya é o izakaya mais incrível da zona norte de São Paulo! Quando vou lá, sinto-me transportado ao Japão. A decoração, o menu e a comida te faz viajar em todos os sentidos.
Ir no Ikedaya e não pedir o okonomiyaki, feito com mix de cogumelos, lula e camarão ou frango com bacon, os onigiris e qualquer um dos yakitoris é uma desonra para o clã.
Ikedaya: Rua Alfredo Pujol, 1796, Santana, São Paulo-SP/ Tel.: (11) 3853-1970/ Horário de funcionamento: terça e quarta, das 18h30 às 23h; quinta a sábado, das 18h30 às 00h.