Com 826 atendimentos realizados apenas no turno da manhã, o projeto Diálogos pelo Piauí deu a largada nesta sexta-feira (11), na cidade de Picos. A programação começou com a Feira de Serviços, no Complexo da Cohab, reunindo mais de 30 estandes com atendimentos gratuitos em diversas áreas, aproximando ainda mais o Governo do Estado da população.
A iniciativa, idealizada pelo Governo do Piauí por meio das Secretarias do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov), tem como objetivo escutar a população, prestar contas das ações governamentais e construir, de forma colaborativa, o futuro dos 12 territórios de desenvolvimento do Estado.
“Queremos desenvolver o planejamento do Piauí a partir das vocações e necessidades de cada território. Além da escuta qualificada, estamos levando diretamente para os municípios os serviços essenciais que o Governo oferece à população”, destacou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.
Ele ressaltou ainda que o Diálogos pelo Piauí é mais do que uma ação de governo, é um espaço real de transformação. “Através dessa escuta ativa, podemos revisar instrumentos de planejamento, reavaliar obras, corrigir rotas e direcionar melhor as ações públicas. É o governo se fazendo presente de forma efetiva”, disse.

Durante o evento, a população de Picos teve acesso a uma ampla variedade de serviços: emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, renovação da CNH, regularização de veículos, testagens rápidas, imunização, cursos profissionalizantes, como mecânica de motos, oficinas de beleza, atividades para crianças e muito mais.
“Um evento maravilhoso e necessário. Aproveitei para fazer teste de glicemia e aferição de pressão, tudo prático, rápido e gratuito. O Governo está de parabéns por trazer esses serviços essenciais para perto da gente”, comemorou Mercês Sousa, moradora do bairro Samambaia, em Picos. A programação continua neste sábado (12). A Feira de Serviços segue no Complexo da Cohab, das 8h às 13h. Já na UFPI de Picos, das 8h às 12h30, acontecem as oficinas para revisão do Plano Plurianual (PPA), com participação de técnicos e lideranças comunitárias.
A partir das 14h, o governador Rafael Fonteles participa da plenária no Espaço Versailles, onde fará a prestação de contas das ações realizadas nos 22 municípios do território do Vale do Guaribas. Na ocasião, ele também ouvirá representantes das comunidades sobre as demandas para os próximos anos.
Após Picos, o Diálogos pelo Piauí seguirá até setembro, visitando os demais territórios de desenvolvimento. As próximas cidades a receberem o projeto são: Piripiri, Floriano, Campo Maior, Uruçuí, Bom Jesus, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Oeiras, Paulistana, Valença e Teresina.