Início Destaque Defesa Civil fortalece mães e cuidadoras com capacitação para prevenir situações de...

Defesa Civil fortalece mães e cuidadoras com capacitação para prevenir situações de emergência

0

A Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec) iniciou o alinhamento e implementação do projeto “Mães Protetoras, Mães Eficientes” com duas instituições fundamentais para o apoio a pessoas com deficiência no estado: a Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Teresina. 

O projeto, que tem como objetivo capacitar mães e mulheres cuidadoras para a prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros, será um marco no apoio a essas mulheres em situações de risco e desastres, garantindo, ainda, suporte psicológico e social. A iniciativa é uma importante ação alinhada ao Protocolo Nacional Conjunto para a Proteção Integral a Crianças, Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Risco e Desastres.

A implementação do projeto ocorreu, nessa quinta-feira (13), após uma reunião com as associações. O projeto busca não apenas aumentar a segurança no lar, mas também proporcionar confiança e conhecimento para essas mulheres, fundamentais na proteção dos mais vulneráveis. 

A aula inaugural do projeto ocorrerá no dia 27 de fevereiro, no Instituto Rizzo, onde as mães assistidas pelas instituições Apae e AMA participarão de uma série de atividades educativas e de sensibilização.

A capacitação abrange uma série de temas como cuidados com crianças, pessoas idosas e com deficiência, além de abordagens práticas sobre como lidar com situações de emergência, como engasgamento, quedas, convulsões, queimaduras e choques elétricos.

Além dos aspectos técnicos relacionados à segurança física, o projeto também dará ênfase ao cuidado com a saúde mental das mulheres. A iniciativa busca reduzir o estigma relacionado ao apoio psicológico e emocional, incentivando o autocuidado e a busca por suporte profissional.

Durante o evento, a Sedec, em parceria com a Apae Teresina e AMA Piauí, reafirmou a importância de um atendimento integral e inclusivo. “Este projeto visa, principalmente, empoderar as mães e cuidadoras para que elas se sintam preparadas em situações de risco, cuidando de seus dependentes de forma mais segura e eficiente”, destacou Werton Costa, diretor de Prevenção da Sedec.

A Defesa Civil também continuará a fortalecer parcerias com outras organizações para expandir o alcance do projeto, ampliando a resiliência das famílias em situação de vulnerabilidade e contribuindo para um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile