Como parte das ações do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae no Piauí, ocorrerão encontros com gestores municipais nos próximos dias para elaboração das Agendas de Desenvolvimento Local. Os workshops acontecerão em Queimada Nova, amanhã (19); em São João do Piauí e Campo Maior, no dia 21; e em Inhuma e Demerval Lobão, no dia 24. Nas cidades de Água Branca e São Pedro do Piauí, os encontros serão realizados no início de março.
“É durante a construção das Agendas que os gestores públicos podem enxergar o potencial dos seus municípios e pensar que ações são importantes para desenvolver as vocações econômicas das cidades. O Sebrae está junto nessa construção, sendo parceiro no desenvolvimento das ações previstas na agenda”, comenta a analista do Sebrae no Piauí, Karine Boavista. Vale destacar que os workshops de elaboração da Agenda de Desenvolvimento acontecerão nos demais municípios que participarão do Cidade Empreendedora.

O Cidade Empreendedora é um programa estratégico promovido pelo Sebrae junto às prefeituras que propõe a transformação dos municípios, por meio da melhoria do ambiente de negócios, do fomento ao empreendedorismo e da dinamização da economia local.
O programa é executado em 10 eixos estratégicos: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, e Inovação e Sustentabilidade. Em 2025, 60 municípios serão atendidos por meio do Cidade Empreendedora.
Desde o começo deste ano, o Sebrae sensibiliza os prefeitos para adesão ao programa e implementação da Sala do Empreendedor, como ponto focal de atendimento ao empreendedor e articulação da parceria entre o Sebrae e as prefeituras.
“Com o fortalecimento da Sala do Empreendedor do município, estimulamos o empreendedorismo, preparamos os empreendedores para formalização da empresa e aumentamos a competitividade e inovação dos pequenos negócios locais. Quase 90% dos municipios que serão atendidos pelo Sebrae durante este ano já contam com a Sala do Empreendedor e a atuação do Agente de Desenvolvimento”, ressalta Karine.
Ainda segundo a analista do Sebrae, já foram iniciadas as ações do eixo de Inclusão Produtiva. O foco é que as secretarias de assistência social dos municípios atuem na inserção das pessoas com idade para trabalhar e em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho, via empregabilidade ou empreendedorismo.
Até junho, o programa ainda promoverá ações dos eixos Compras Públicas e Simplificação, tendo como objetivo melhorar o ambiente de negócios, reduzir o tempo no registro empresarial, comercializar produtos e serviços com as prefeituras e gerar renda na população do município.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi