Início Geral Ciclone e ar polar trazem frio intenso nesta terça-feira, 27

Ciclone e ar polar trazem frio intenso nesta terça-feira, 27

0

A terça-feira 27 de maio será marcada por um novo episódio de frio severo no Sul do Brasil, com a formação de uma frente fria continental, que começará a incursão da primeira massa de ar polar do ano. O avanço do sistema traz alerta para chuvas intensas, rajadas de vento e declínio acentuado das temperaturas em diversas regiões do país.

Há um evento extremo de precipitação previsto para o Rio Grande do Sul. Os acumulados podem ultrapassar os 200 mm nas regiões oeste, centro e noroeste do Estado, o que representa mais do que a média histórica de todo o mês de maio em apenas um dia.

O radar meteorológico mostra áreas de precipitação intensa concentradas sobre o sul do Brasil, especialmente no território gaúcho, com tendência de espalhamento para Santa Catarina e Paraná ao longo do dia. A formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul potencializa os riscos de tempestades severas e ventos fortes.

Além da Região Sul, os efeitos da frente fria alcançarão o oeste de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul ainda nesta terça. Imagens de satélite confirmam o avanço da nebulosidade e de precipitação por essas áreas, com destaque para o oeste do Centro-Oeste.

A Região Norte também sentirá os reflexos do sistema. Rondônia, Acre e o sul do Amazonas terão chuvas, impulsionadas pelo jato de baixos níveis que transporta grande quantidade de umidade da Amazônia em direção ao sul do continente e forma um rio atmosférico.

O avanço da frente fria será seguido por uma massa de ar polar que começa a influenciar o tempo a partir do final da terça-feira, 27. Embora o dia ainda comece com temperaturas elevadas em áreas do Sul — como Porto Alegre, com máxima prevista de 28°C —, a previsão mostra um declínio expressivo, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul e em áreas de serra.

A previsão é que a queda se intensifique na madrugada de quarta-feira, 28, com mínimas abaixo dos 10°C em cidades como Uruguaiana, Dom Pedrito e Bagé. A umidade relativa do ar estará elevada sobre boa parte da Região Sul, com condições propícias para frio com geadas nos dias seguintes.

Intenso transporte de umidade da região Norte para a Bacia do Prata | Imagem: Meteored/Divulgação

Enquanto o Sul enfrenta tempo severo, o centro do país e o Sudeste ainda registram tempo estável em grande parte das áreas nesta terça. O mapa sugere sol entre poucas nuvens em cidades como Brasília (26°C) e Campo Grande (29°C), com previsão de mudança apenas a partir de quarta-feira.

No Norte e no Nordeste, o calor predomina. As máximas seguem elevadas em capitais como Palmas (33°C), Teresina (34°C), e Manaus (30°C), embora com pancadas de chuva previstas em áreas da faixa equatorial, como Boa Vista e Belém, de acordo com o site Meteored.

A combinação de grande volume de chuva, ventos fortes e queda de temperatura coloca o Sul do país em alerta. Municípios do centro edo oeste do Rio Grande do Sul devem adotar medidas preventivas diante do risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. A continuidade da instabilidade até a quinta-feira, 29 mantém o cenário de atenção máxima nas áreas afetadas.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile