Início Geral Chuva e frio intenso atingem o Sul nesta semana

Chuva e frio intenso atingem o Sul nesta semana

0

O começo da última semana de maio é marcado por contrastes climáticos no Brasil, com previsão de temporais e frio intenso no Sul e calor em outras regiões.

Segundo a Climatempo, uma onda de frio chega nesta terça-feira, 27 e causa a primeira grande queda de temperatura do ano, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A onda de frio deve avançar para outras regiões ao longo da semana.

No Rio Grande do Sul, um sistema de baixa pressão associado a ventos deve provocar chuvas fortes, principalmente no oeste e centro do Estado, onde há risco de tempestades com raios e ventania. Porto Alegre e outras cidades gaúchas também podem registrar pancadas moderadas a fortes.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia, emitiu alerta moderado para possíveis enchentes em Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, devido à continuidade das chuvas ao longo do dia.

O extremo sul de Santa Catarina pode enfrentar chuva, enquanto o Paraná permanece com tempo firme e temperaturas em elevação.

Chuva e frio intenso: massa de ar polar avança

De acordo com a Climatempo, nesta semana são esperadas duas ondas de frio: a primeira avança nesta terça-feira, 27, e leva chuva ao Sul e instabilidade a São Paulo e Mato Grosso; a segunda intensifica o ar polar entre os dias 31 e 1º e vai provocar queda acentuada das temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste.

No Sul, as temperaturas podem ficar negativas, com previsão de termômetros abaixo de zero inclusive fora das áreas serranas. Há possibilidade de geada ampla e até neve onde a umidade se mantiver, conforme intensidade do ar polar.

No Norte, o avanço do ar frio pode causar friagem em Rondônia, Acre e sul do Amazonas, fenômeno típico do deslocamento de massas polares pela América do Sul. Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte podem registrar mínimas abaixo de 10°C, com previsão de -3°C a -5°C nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo a MetSul.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, existe chance de formação de um ciclone extratropical na próxima quinta-feira, 29, no Atlântico, próximo à costa do Rio Grande do Sul. “O fenômeno pode gerar rajadas de vento de até 100 km/h e ressaca no litoral do Sul e Sudeste”, afirmou a especialista ao g1. Ela ressalta, no entanto, que ainda há incertezas quanto à intensidade e à localização exata do sistema.

Previsão do tempo nesta segunda-feira, 26

Nesta segunda-feira, 26, o tempo seco predomina em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com aumento das temperaturas à tarde. Apenas o litoral do Espírito Santo pode registrar pancadas de chuva fortes, causadas pela umidade vinda do mar.

No interior paulista, oeste de Minas Gerais e Centro-Oeste, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%. O Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal enfrentam tempo seco por conta do bloqueio atmosférico, com possibilidade de chuva isolada só no noroeste do Mato Grosso.

Norte e Nordeste

No litoral do Nordeste, a previsão é de chuva moderada a forte na Bahia, Sergipe e Alagoas. Entre Maranhão e Piauí há risco de pancadas isoladas. O interior do Nordeste permanece seco, com umidade abaixo de 30% em Pernambuco, sul do Piauí e oeste da Bahia.

Na Região Norte, a Zona de Convergência Intertropical mantém o alerta para chuvas intensas no Amapá e tempestades entre Amazonas e Roraima. Também há previsão de pancadas fortes em Rondônia, Acre e partes do Pará, enquanto Tocantins segue com tempo seco.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile