A CES 2025 já começou e, conforme informações da AFP (e republicadas pelo TechXplore), não são os carros que estão nos holofotes do transporte autônomo este ano.
Estão sendo reveladas importantes inovações em transporte autônomo para setores, como agricultura, construção e navegação, contrastando com o progresso mais lento na implementação dessa tecnologia em veículos de estrada.
Produtos, como tratores autônomos, caminhões basculantes e barcos com capacidade de atracação autônoma, estão prontos para comercialização, demonstrando como a tecnologia pode ser aplicada em ambientes mais controlados, onde os desafios são menos complexos do que nas vias públicas.
Setores que esbarram em obstáculos para o transporte autônomo
- A dificuldade de criar veículos autônomos para o tráfego rodoviário é muito maior devido a fatores imprevisíveis, como manobras de motoristas, pedestres e condições climáticas inesperadas, que exigem sofisticação muito maior. Mas, também, há desafios em outras áreas;
- No setor marítimo, questões, como baixa visibilidade e corrosão do equipamento, também complicam o uso da tecnologia, enquanto na agricultura, problemas, como insetos interferindo nos sensores, têm sido desafio;
- Embora a tecnologia de veículos autônomos esteja avançando em setores específicos, a autonomia total para carros em vias públicas continua distante.
Empresas, como Waymo e Zoox, além de montadoras, como Mercedes-Benz e BMW, estão fazendo progressos com testes limitados, mas desafios de segurança e regulamentação ainda precisam ser resolvidos.
O conceito de autonomia total em veículos de estrada provavelmente levará mais dez a 15 anos para ser amplamente adotado, com muitos obstáculos técnicos e regulatórios a serem superados.
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