Início Ciência e tecnologia Canadá fecha escritório do TikTok: “risco de segurança nacional”

Canadá fecha escritório do TikTok: “risco de segurança nacional”

0

O governo do Canadá ordenou o fechamento do escritório da filial da TikTok Technology no país alegando “riscos específicos de segurança nacional relacionados às operações da ByteDance”, empresa chinesa que controla a rede social.

A decisão não impede o uso da plataforma por cidadãos canadenses, segundo o comunicado emitido na última quarta-feira (6). Apesar disso, o governo incentivou os usuários a consultar as orientações emitidas pelo Centro Canadense de Segurança Cibernética para aprender a identificar possíveis violações.

“É importante que os canadenses adotem boas práticas de segurança cibernética e avaliem os possíveis riscos do uso de aplicativos, incluindo como suas informações provavelmente serão protegidas, gerenciadas, usadas e compartilhadas por atores estrangeiros”, afirmou o ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne.

(Imagem: Wachiwit/iStock)

O governo canadense informou que a medida foi tomada com base na lei Investment Canada Act, que permite a revisão de investimentos estrangeiros com potenciais prejuízos à segurança nacional do país.

O “pente-fino” pode ser aplicado em diversos setores e atividades empresariais, incluindo o de mídias digitais interativas, como prevê uma declaração de março deste ano publicada com o objetivo de frear desinformação e manipulação nas redes.

“Embora o Canadá continue a acolher o investimento estrangeiro direto, o governo agirá decisivamente quando os investimentos ameaçarem nossa segurança nacional”, disse o ministro. 

O que diz o TikTok sobre o fechamento do escritório?

“Fechar os escritórios canadenses do TikTok e destruir centenas de empregos locais bem pagos não é do interesse de ninguém, e a ordem de fechamento de hoje fará exatamente isso. Nós contestaremos essa ordem no tribunal. A plataforma TikTok permanecerá disponível para que os criadores encontrem um público, explorem novos interesses e para que as empresas prosperem”, afirmou a empresa em nota.

(Imagem: Robert Way/iStock)

TikTok pode ficar fora dos EUA

Nos Estados Unidos, a ByteDance tem até janeiro de 2025 para definir uma empresa de confiança do governo americano no comando das operações da rede no país. Caso contrário, a plataforma será banida e o TikTok deixará de ser uma opção nas lojas de aplicativos do Google e da Apple.

A medida está prevista em uma lei sancionada pelo presidente Joe Biden que já vinha sendo discutida no governo de Donald Trump. Ambas as gestões classificam a companhia chinesa como um risco de segurança nacional.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile