Com as altas temperaturas do verão e o aumento da busca por diversão em ambientes aquáticos, como piscinas, praias, lagos e rios, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) intensificou os trabalhos da Campanha Banho Seguro 2025. Nesta sexta-feira (21) a campanha teve seu lançamento oficial nos municípios de Batalha e Esperantina. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados necessários ao frequentar áreas de banho, além de promover capacitação para moradores e turistas.
A secretária de Assistência Social do Município de Batalha, Fátima Pires, informou que a campanha é importante no município devido ao alto índice de afogamentos na região e destacou a importância da participação dos jovens no projeto.
“Nós sofremos com essas questões de afogamentos na nossa região, por isso, conversamos com representantes da Defesa Civil Estadual para que pudéssemos trabalhar juntos e assim alertar a população, principalmente os mais jovens”, disse.
Em todo o estado do Piauí, apenas em janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí já registrou três ocorrências por afogamentos. Ao longo de 2024, foram contabilizados 34 atendimentos, enquanto em 2023, esse número chegou a 42. A queda nos casos demonstra um avanço na prevenção, que pode ser ampliado ainda mais com ações educativas e medidas de segurança.
Muitos dos registros de afogamentos estão relacionados ao desrespeito às sinalizações de segurança e a presença de fortes correntezas.
“Alguns casos acontecem por diversas imprudências dos banhistas e a campanha surgiu quando a Defesa Civil percebeu principalmente esse alto número nos casos de afogamentos. Com isso, fizemos uma cartilha e toda uma campanha educacional e tem tido resultados”, informou o coordenador de Ensino e Capacitação da Sedec, Francisco Wellington.
A ação conta com a parceria da Secretaria de Turismo (Setur) e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI). No ano de 2025, a Defesa Civil já iniciou ações em dois municípios que fazem parte da rota turística no Piauí, com pontos de grande fluxo de visitantes nas áreas de cachoeiras, Batalha e Esperantina, que estão inseridos na área da Cachoeira do Urubu.
A campanha é direcionada, principalmente, para estudantes, moradores das regiões e pessoas que trabalham diretamente com locais procurados por banhistas.
A professora Socorro Rocha, do Centro de Ensino de Tempo Integral Petrônio Portela, de Esperantina, disse que o projeto é um complemento de diversas ações que já são realizadas pela Defesa Civil em conjunto com o município e que une a ação e a educação.
“Nós aderimos a campanha da Defesa Civil na Escola e agora que o município também vai trabalhar com o Banho Seguro nós fazemos questão dos alunos participarem. A união entre escola e Defesa Civil faz a diferença”, relatou.
Em 2024, a campanha foi implementada nas cidades de José de Freitas, Bocaina, Nazaria, São Félix do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Piripiri e Pedro II. Entre as atividades realizadas estão palestras, entrega de material educativo, treinamentos de segurança e a sinalização de áreas de risco, com foco em rios, açudes, cachoeiras e balneários.
De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, os resultados da campanha já se mostram visíveis em diversos municípios e em 2025 a Sedec deve ampliar ainda mais a campanha.
“Alcançamos um número considerável de municípios, mas pretendemos ampliar ainda esse número. Os resultados de 2024 e a diminuição no número de afogamentos mostram que estamos no caminho certo para conseguir preservar o bem mais valioso, que é a vida!”, informou.