Início Ciência e tecnologia Ave de 74 anos vai se tornar a mais velha a ter...

Ave de 74 anos vai se tornar a mais velha a ter um filhote

0

Dar a luz não é uma tarefa fácil. O processo exige muito esforço do organismo e isso não é exclusividade dos humanos. Com os animais, também funciona da mesma maneira. Em outras palavras, fêmeas com idade avançada tendem a ter muita dificuldade para parir.

No entanto, um caso chama a atenção. Uma albatroz-de-laysan, ave marinha de grande porte, irá ter um novo filhote quase aos 74 anos de idade. Isso representa um novo recorde mundial.

Ave chegou a trocar de parceiro

  • A ave é conhecida como Wisdom é retornou ao Atol de Midway, perto do Havaí, para nidificar.
  • Segundo especialistas, ela fez este mesmo percurso por décadas e já colocou mais de 50 ovos em sua vida.
  • Estes animais são conhecidos pela monogamia e seu parceiro não é visto há anos (muito provavelmente já tendo falecido).
  • Mas recentemente Wisdom foi vista com outros machos e agora está prestes a ter mais um filhote.
  • A equipe de vida selvagem do Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway afirma estar otimista de que o ovo vai eclodir, estabelecendo o novo recorde.
  • As informações são do ScienceAlert.

Leia mais

Wisdom também desafia a expectativa de vida da espécie

Pesquisadores monitoram a ave desde 1956, quando ela foi identificada e marcada pela primeira vez ao colocar o primeiro ovo no local. Isso aconteceu quando Wisdom tinha pelo menos cinco anos de idade, época em que os albatrozes-de-Laysan atingem a maturidade sexual.

A expectativa de vida média da espécie varia de 40 a 50 anos. Isso significa que Wisdom já superou por muito o normal esperado para aves do tipo. E ela parece querer continuar quebrando recordes.

Wisdom já colocou mais de 50 ovos em sua vida (Imagem: Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway)

Estes animais podem ter uma envergadura de até 203 centímetros e viajar mais de 1.500 quilômetros para procurar comida. Existem mais de uma dúzia de espécies desta ave marinha e elas são encontradas em todo o Hemisfério Sul, bem como no Oceano Pacífico Norte.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile