Mais um atleta piauiense brilha na Gymnasíade, considerada a olimpíada mundial escolar que ocorre na cidade de Zatiblor, na Sérvia. Desta vez foi o karateca Luís Gustavo que conquistou duas medalhas no campeonato, sendo ouro no kumite individual e prata por equipe.
O atleta é o primeiro karateca piauiense a representar o Brasil na Gymnasiade e sua caminhada até lá iniciou quando se sagrou campeão nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) 2024. Evento do Governo do Estado, realizado pela Secretaria dos Esportes (Secepi).
Com essa vitória na etapa estadual, Henrique foi classificado para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizados pelo Comitê Brasileiro de Desporto Escolar (CBDE) e com apoio logístico do Governo do Estado, que enviou uma delegação de 250 pessoas a Recife, onde ocorreram as disputas. Nessa etapa nacional, o karateca conquistou a medalha de ouro e a classificação para o Gymnasíade.
Henrique declarou em suas redes sociais, direto da Sérvia, que está com o coração cheio de orgulho e gratidão. “Celebro essa conquista que não é só minha, é de todos que fizeram parte desse sonho. Essa medalha tem o peso dos sonhos, do esforço e do amor de todos vocês”, disse.
A Secretária dos Esportes, Josiene Campelo, classificou como histórica a conquista do atleta. “Luís Gustavo fez história como o primeiro karateca do nosso estado a representar o Brasil na Gymnasíade e ainda trouxe duas medalhas para casa. Isso é resultado de um trabalho sério e comprometido que começa lá na base, com os Jogos Escolares Piauienses. Estamos vendo nossos jovens alcançarem o topo dos pódios mundiais, mostrando que o Piauí tem talento, potencial, tem investimento e apoio”, pontuou.
Outro piauiense, o paratleta João Pedro, do município de Monsenhor Gil, foi três vezes campeão e conquistou medalhas de ouro nos 100m, 400m e salto em distância no mesmo campeonato, o Gymnasíade.