A Semana da Enfermagem do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi aberta, hoje(12), Dia do Enfermeiro e Dia Mundial da Enfermagem. As comemorações vão até dia 20 quando é comemorado o Dia do Técnico da Enfermagem.
A categoria foi homenageada com uma exposição de fotos dos colaboradores que trabalham na unidade de saúde. Também teve palestra sobre “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional De Enfermagem,” proferida por Sílvia Alcântara, gerente de enfermagem da UTI 4 do HUT. Na ocasião foi aplicado o questionário internacional ASA-A que avalia a capacidade de autocuidado do indivíduo, incluindo o profissional de saúde.
“Hoje é dia de comemorar a importância e dedicação da enfermagem na vida do paciente, exaltou Aranucha Brito, diretora geral do HUT. Segundo Suelen Silva, diretora de enfermagem, o enfermeiro lembrou que o enfermeiro é o profissional que trabalha com o cuidar, que acompanha o paciente em todo o processo da saúde e também na educação e prevenção de doenças.
Rogério Medeiros, diretor técnico, disse que a enfermagem é um dos pilares da saúde porque é uma profissão de servir. “Hoje estando como médico e professor ressalto sempre o trabalho da enfermagem dentro da saúde e da importância de valorização da categoria”, disse Medeiros.
No HUT, três diretorias são coordenadas por enfermeiros. A diretoria geral que tem Aranucha Brito, a diretoria de enfermagem com Suelen Silva e a diretoria técnica com Marcelo Medeiros que é médico e enfermeiro. Trabalham no hospital 273 enfermeiros e 1.148 técnicos de enfermagem que se reversam em plantões prestando assistência 24 horas.
A data de comemoração ao Dia do Enfermeiro é uma referência ao nascimento de Florence Nightingale
que foi pioneira no tratamento de feridos de guerra. A profissão que, hoje é regulamentada, nasceu de forma voluntária ajudando nos partos e cuidando das vítimas de guerras gratuitamente. Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar cursos de nível técnico ou superior e ter registro no Conselho de Enfermagem do Estado.