Início Destaque 2 cardeais faltam do Conclave para o sucessão do papa Francisco

2 cardeais faltam do Conclave para o sucessão do papa Francisco

0

A eleição de um papa da Igreja Católica foi um dos eventos mais importantes do planeta. O pontífice romano liderava 1,4 bilhão de fiéis ao redor do globo, e apenas 135 cardeais tinham o direito de votar na escolha do novo líder — ainda assim, dois sacerdotes faltaram ao primeiro dia de Conclave para escolha do sucessor do papa Francisco.

Os dois são europeus e não compareceram em razão de problemas de saúde. Seus nomes são Antonio Cañizares Llovera (Espanha) e Vinko Puljić (Bósnia e Herzegovina). Ambos têm 79 anos — há grandes chances de esta ser a última participação deles em uma eleição papal. As regras determinam a perda do direito ao voto para os membros do Colégio de Cardeais com mais de 80 anos.

Llovera e Puljić chegaram ao cargo por escolha de antecessores do papa Francisco. O espanhol recebeu a ordenação em 2006 de Bento XVI (no trono de 2005 a 2013). O bósnio, por sua vez, está há mais tempo no colegiado: entrou em 1994 por decisão de João Paulo II (1978 a 2005).

Papa Francisco tem ‘maioria’ no Conclave

Dos cardeais que participam do conclave, 108 foram nomeados por Francisco. Com as duas ausências, sobraram 21 sacerdotes ordenados por Bento XVI e quatro indicados por João Paulo II.

Fumaça preta na chaminé

O trono romano está vago desde que papa Francisco morreu no último dia 21 de abril. As primeiras votações para a eleição do sucessor ocorreram nesta quarta-feira, 7. Nenhum nome conseguiu atingir a votação mínima para a escolha. Por esse motivo, a chaminé no telhado da Capela Sistina — local onde ocorre o conclave — exalou fumaça preta.

Quando o novo papa for escolhido, a cor será branca. Isso acontecerá assim que um homem católico receber ao menos dois terços dos votos — e aceitar a missão. Até lá, o mundo segue atento, esperando a chegada do novo nome mais poderoso da Igreja Católica.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile