O youtuber Jimmy Donaldson, conhecido como MrBeast, visitou recentemente a Ilha da Queimada Grande, em São Paulo, e a classificou como o local mais mortal do mundo.
No vídeo publicado em seu canal, ele compartilha a experiência de sobreviver aos “cinco lugares mais perigosos do planeta”. Entre eles, destaca a Ilha das Cobras, localizada entre Peruíbe e Itanhaém, no litoral paulista.
A Ilha da Queimada Grande é uma unidade de conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O ICMBio permitiu que MrBeast e sua equipe visitassem a ilha, com o auxílio de um especialista para garantir a segurança e orientar sobre as pesquisas realizadas no local.
Um pesquisador acompanhou a equipe e liderou a coleta de cobras para produzir antídotos contra venenos.
A ilha concentra uma das maiores populações de serpentes do mundo. Entre elas está a jararaca-ilhoa, uma espécie endêmica e altamente venenosa, cuja peçonha pode ser usada em medicamentos.
Com 378 milhões de inscritos em seu canal, MrBeast é o maior youtuber do mundo, com um faturamento de US$ 85 milhões em 2024 — de acordo com a revista Forbes.
ICMBio explica a origem das serpentes na Ilha das Cobras
O ICMBio explica que, “há cerca de 10 mil anos, a separação da ilha do continente isolou essas serpentes, que passaram por adaptações evolutivas”.
As cobras não têm predadores naturais e se alimentam, principalmente, de aves migratórias. Com o passar do tempo, elas desenvolveram um veneno incomum, rico em enzimas e com potencial para manipulação biomédica.