A Volvo promete lançar a nova tecnologia no ano que vem em seu novo elétrico EX60; veja como vai funcionar.
Os cintos de segurança nos carros mudaram pouco nas últimas décadas. Para você ter uma ideia, o modelo atual, de 3 pontos, data de 1959.
O autor da invenção foi um engenheiro da Volvo, Nils Bohlin, que ofereceu seu projeto gratuitamente para outras marcas. Segundo a montadora sueca, esse modelo já salvou mais de um milhão de vidas em todo o mundo.
Leia mais
Hoje, mais de 6 décadas depois, a mesma Volvo promete entregar um novo conceito de cinto: ainda mais seguro e tecnológico.
Da década de 60 para cá, os carros passaram por uma verdadeira revolução. Câmeras, sensores e computadores de bordo modificaram a forma de dirigir. Os cintos, porém, são praticamente os mesmos. A ideia da Volvo é utilizar toda essa estrutura tecnológica para dar um upgrade nesse item de segurança.
Como deve funcionar
- Os cintos de segurança modernos usam limitadores de carga para controlar a força que o cinto de segurança aplica ao corpo humano durante uma colisão.
- A Volvo afirma que seu novo cinto expande os perfis de limitação de carga de três para 11 e aumenta o número possível de configurações.
- Isso vai permitir que ele adapte seu desempenho a situações e indivíduos específicos:
“Por exemplo, um ocupante maior em um acidente grave receberá uma configuração de carga maior no cinto para ajudar a reduzir o risco de ferimentos na cabeça. Já um ocupante menor em um acidente mais leve receberá uma configuração de carga menor no cinto para reduzir o risco de fraturas nas costelas”, afirmou a Volvo em comunicado.

- O chamado “cinto de segurança multiadaptável” vai utilizar dados em tempo real dos sensores do veículo para tomar essas decisões.
- Entre esses dados estão peso, altura, direção, velocidade e até a postura do passageiro.
- O mais interessante é que a IA fará as adaptações no momento da colisão, determinando qual força aplicar e em que parte do corpo do passageiro.
- Uma inovação que pode salvar mais milhões de vidas.
Quando estreia?
A Volvo pretende apresentar o cinto oficialmente no seu novo SUV elétrico médio: o EX60. A empresa sueca ainda não definiu uma data exata para o lançamento, que deve ocorrer em algum momento de 2026.
Vale destacar que a marca sueca ainda não informou se tornará a patente do novo cinto disponível a outros fabricantes, como fez no passado com o icônico cinto de segurança de três pontos.
Se o fizer, será mais um ato nobre da empresa, que afirma ter a segurança no trânsito como um princípio universal.
As informações são do The Verge.
Colaboração para o Olhar Digital
Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.