Nomofobia é o medo irracional de patológico de ficar sem acesso ao celular, tablet ou computador. O termo foi incorporado ao Vocabulário Ortográfica da Língua Portuguesa.
O nome é uma variação do inglês “nomophobia”, uma contração de “no mobile phobia”, ou “medo de ficar sem celular”. Sintomas: ansiedade, medo, irritabilidade e até ataques de pânico com medo que o celular suma ou mesmo fique sem carga.
Essa condição pode levar a problemas no sono, pesadelos constantes, desgaste nas relações pessoais e dificuldades na vida profissional. A condição pode parecer inofensiva em certos casos, mas também pode levar a consequências graves. A aflição em procurar constantemente atualizações nas redes sociais, por exemplo, pode afetar profissões que exigem atenção plena, como motoristas e condutores, ou médicos.
A nomofobia pode, conforme o caso, exigir tratamento especializado. Como uma Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que desenvolve estratégias para lidar com a ansiedade e o medo de perder informações ou conexões. Medicamentos podem ser prescritos para controlar sintomas de ansiedade e depressão. Medidas para limitar a dependência – como pausas programadas e atividades alternativas – podem ajudar.
O post Você é um nomofóbico? apareceu primeiro em Revista Oeste.
Via Revista Oeste