Início Destaque Visto norte-americano não é um direito, diz governo dos EUA

Visto norte-americano não é um direito, diz governo dos EUA

0

O perfil em português do Departamento de Estado dos EUA no X, o antigo Twitter, publicou uma mensagem sobre o caráter do visto americano. A publicação, atribuída ao secretário Marco Rubio, destacou que o visto é um privilégio, não um direito, reservado a quem contribui positivamente para os Estados Unidos.

A postagem foi acompanhada de um card com uma versão resumida da declaração de Rubio: “Visitar os Estados Unidos não é um direito. É um privilégio concedido àqueles que respeitam nossas leis e valores”.

Mensagem do governo dos EUA vem depois de alteração de visto de deputadas brasileiras trans

A mensagem, em português, foi postada alguns dias depois das críticas públicas de duas deputadas transexuais brasileiras que tiveram o cadastro do visto alterado para gênero masculino.

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) disse que alteração do visto ocorreu durante o processo de renovação do documento, vencido no momento em que recebeu convite para um curso sobre desenvolvimento na primeira infância, em parceria com a Universidade Harvard.

Nas redes sociais, ela disse que sua “identidade de gênero, reconhecida legalmente pelo Estado brasileiro, seria simplesmente ignorada” pelo governo norte-americano.

Erika Hilton (Psol-SP), que também se considera mulher trans, relatou ter enfrentado situação parecida ao tentar obter um novo visto para os Estados Unidos, com base em dados que desconsideravam sua identidade de gênero.

Hilton ia aos EUA dar uma palestra no painel “Diversidade e Democracia”, ao lado de outras autoridades brasileiras, em viagem autorizada pela Câmara dos Deputados. Com a mudança no visto, cancelou a viagem.

Deportação de venezuelanos

A mensagem também coincide com a data da divulgação da decisão da Suprema Corte dos EUA que suspendeu a deportação de imigrantes venezuelanos. Ele tenta cumprir a promessa de campanha de deportar quem entrou ilegalmente no país.



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile