quinta-feira, abril 24, 2025
InícioCiência e tecnologiaVida digital pode ser benéfica para idosos

Vida digital pode ser benéfica para idosos

Quem usa computadores e smartphones após os 50 anos de idade experimentam um declínio cognitivo mais lento. A conclusão é de um estudo da Universidade do Texas em Austin, que analisou estudos relativos a 411.430 adultos com a idade média de 68,7 anos.

Tudo depende do uso que se faz da tecnologia. Idosos que passam seus dias olhando passivamente para as telas podem ter seu estado mental piorado, mas isso acontece em qualquer idade.

O doutor Jared Benge, que chefiou a pesquisa, esclarece: “Que tipos de exposição à tecnologia, em que momento da vida, podem auxiliar na cognição e evitar danos? Acreditamos que o uso da tecnologia para promover o pensamento complexo, a conexão com outras pessoas e ajudar a compensar as dificuldades do dia a dia pode ser particularmente importante, mas é preciso muito mais para compreender esse fenômeno”.

A doutora Leah Mursaleen, chefe de pesquisa em Alzheimer no Reino Unido, entrevistada pelo jornal britânico The Times, segue a mesma linha: “Com a tecnologia agora incorporada ao nosso cotidiano, é encorajador ver que o uso de ferramentas digitais como computadores, smartphones e internet pode estar associado a uma melhor saúde cerebral na terceira idade. No entanto, é importante observar que esta análise não incluiu medidas das mudanças físicas que ocorrem no cérebro nem considerou a idade em que as pessoas foram expostas pela primeira vez à tecnologia digital”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui