Vendas caem 36% na Espanha e 81% na Suécia; polêmicas de Musk e avanço da BYD pressionam a montadora
Tudo sobre Elon Musk
As vendas de carros novos da Tesla caíram 36% na Espanha em abril, somando apenas 571 veículos — segundo dados divulgados pela Reuters.
Essa queda acontece mesmo com o crescimento geral das vendas de carros elétricos no país, impulsionadas por outras marcas.
Essa tendência negativa não se limita à Espanha. Em toda a Europa, as vendas da Tesla caíram 37,2% nos quatro primeiros meses de 2025.
Enquanto isso, o mercado europeu de veículos totalmente elétricos teve um aumento de 28% no mesmo período. Em alguns países, o tombo da Tesla foi ainda mais forte — como na Suécia, onde as vendas despencaram 81%, atingindo o nível mais baixo em quase três anos.
Leia mais

Posicionamentos de Elon Musk podem estar afetando vendas
- O mau desempenho da Tesla na Europa pode ter várias causas.
- Um dos fatores é a insatisfação de parte dos consumidores com o comportamento do CEO Elon Musk, que tem adotado posturas políticas alinhadas à direita e se aproximado do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
- Essa postura tem gerado protestos e afetado a imagem da marca.
EVs chineses ganham espaço no mercado europeu
Outro desafio para a Tesla é o avanço das montadoras chinesas, como a BYD, que estão ganhando espaço no mercado europeu com carros elétricos mais acessíveis e modernos.
Nos Estados Unidos, a situação também não é animadora. A Tesla enfrenta queda na procura pelo novo Model Y. Para tentar atrair mais compradores, a empresa começou a oferecer descontos nesse modelo.
Buscando compensar as perdas, a Tesla está tentando entrar em novos mercados. A empresa já deu os primeiros passos na Arábia Saudita e na Índia, mesmo com a pouca infraestrutura de recarga disponível nesses países.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.