segunda-feira, abril 21, 2025
InícioEconomiaVenda de chocolates na Páscoa tem primeira queda desde 2021

Venda de chocolates na Páscoa tem primeira queda desde 2021

As vendas de chocolates sazonais nesta Páscoa devem cair 12% no Brasil em comparação a 2024, segundo projeção da Euromonitor International obtida pelo jornal Folha de S.Paulo. A consultoria estima a comercialização de 7,3 mil toneladas neste ano, ante 8,3 mil toneladas no ano passado. Trata-se do primeiro recuo desde 2021, durante o período mais crítico da pandemia.

A Páscoa responde por até 70% das vendas de chocolates sazonais, como ovos, coelhos e itens com embalagens temáticas. A queda ocorre em meio à disparada do preço do cacau no mercado internacional, que elevou em 21,7% o valor de barras e bombons no país nos 12 meses até março, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Com custos mais altos, a indústria reduziu em 22,5% a produção de ovos, o que totaliza 45 milhões de unidades. O formato exige mais chocolate e logística mais cara, como transporte em caminhões refrigerados. Por isso, cresce a oferta de ovos com recheios de doces ou biscoitos.

Ovos chocolate
Mais opções de chocolate presenteados na Páscoa | Foto: Reprodução/ Redes sociais

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, os fabricantes aumentaram o número de itens disponíveis de 611 para 803 neste ano. A variedade inclui bombons, mini coelhos e barras de chocolate, que ganham espaço como opção de presente.

Mudanças no consumo na Páscoa

Segundo a Euromonitor, o Brasil é o quinto maior mercado mundial em consumo de chocolates, atrás de Estados Unidos, Rússia, Alemanha e Reino Unido. O volume deve chegar a 385 mil toneladas neste ano, alta de 3% em relação a 2024. Em valor, o mercado deve movimentar R$ 36,7 bilhões, crescimento de 26% na comparação anual.

O Brasil também está entre os dez maiores mercados da Ferrero, dona da Nutella e líder em vendas na Europa.

De acordo com a Folha, a Hershey’s e a Ferrero apostaram em campanhas para divulgar barras “presenteáveis”. Já redes como Carrefour e Americanas parcelam compras em até dez vezes.

ovo Páscoa
Ovos de Páscoa da marca Ferrera Rocher | Foto: Reprodução/ Ferrera Rocher

Para atender a orçamentos mais apertados, a marca lançou tabletes de 90g por R$ 25. Um Kinder Ovo de 100g custa R$ 79. Outra novidade é o Coelho Kinder, com três miniaturas (15g cada) por R$ 23. O principal produto da marca são as caixas de bombons Ferrero Rocher, com preços entre R$ 11 e R$ 86.

Dados da Scanntech, plataforma que mede as vendas do varejo alimentar, indicam que a diversificação de produtos tem o objetivo de baratear os gastos na Páscoa. Na semana do feriado de 2024, os bombons representaram 52% das vendas.

Os tabletes empataram com os ovos, com cerca de 18% cada. Neste ano, duas semanas antes da data, os bombons respondiam por 44% das vendas, os tabletes por 31% e os ovos apenas por 1,4%.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui