Início Ciência e tecnologia Veja como foi o eclipse parcial da Superlua de setembro

Veja como foi o eclipse parcial da Superlua de setembro

0

Um eclipse parcial ocorreu durante uma Superlua na noite de terça-feira (17), rendendo alguns belos registros da combinação de dois fenômenos astronômicos.

O Observatório Nacional transmitiu o evento ao vivo em seu canal no YouTube.

As Superluas são os maiores e mais brilhantes eventos lunares do ano. Elas ocorrem quando o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), já que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.

Já o eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte do satélite fica encoberta pela sombra da Terra.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, que acaba sendo “bloqueada” de receber a luz do Sol por conta da sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase cheia.

No eclipse lunar total, a Lua fica completamente encoberta pela sombra da Terra, enquanto no eclipse parcial apenas uma parte do satélite recebe essa sombra — que fica parecendo uma “mordida” na Lua.

Na noite de terça-feira (17), os dois fenômenos ocorreram juntos.

Fotografando o eclipse da Superlua

O fotógrafo Gabriel Zaparolli, especializado em astrofotografia, registrou uma série de fotos enquanto o eclipse parcial lunar acontecia.

“Utilizei uma Nikon D5100 com uma lente de 300mm para fazer as astrofotografias, na primeira foto utilizei a técnica de High Dynamic Range (HDR) onde faço uma captura com menos brilho, normal, e outra mais super exposta para mostrar todas as faixas de brilho do eclipse lunar parcial”, explicou Zaparolli. “Na segunda foto mostra uma trilha desde o início até o pico do eclipse parcial.”

As capturas foram feitas por Zaparolli a partir da cidade de Torres, no Rio Grande do Sul.

Mais Superluas em 2024

As Superluas restantes de 2024 ocorrerão em 17 de outubro e 15 de novembro.

No entanto, a maior e mais brilhante Lua do ano será a de outubro, quando o satélite deve estar cerca de 100 quilômetros mais próximo da Terra.

Por que a Lua fica da cor laranja de vez em quando?

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile