Início Destaque Vaticano divulga primeiro vídeo de papa Francisco no caixão

Vaticano divulga primeiro vídeo de papa Francisco no caixão

0

O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 22, as primeiras imagens do corpo do papa Francisco na capela da Casa Santa Marta. O pontífice aparece no caixão, com vestes litúrgicas vermelhas e mitra branca, enquanto segura um rosário. Guardas suíços permanecem de prontidão ao redor da capela, em sinal de respeito ao chefe da Igreja Católica.

Francisco morreu na manhã da segunda-feira 21, depois de sofrer um colapso cardiorrespiratório. O boletim médico revela como causas o acidente vascular cerebral e a insuficiência cardíaca.

A declaração oficial de óbito, assinada por Andrea Arcangeli, médico do Vaticano, confirma que o papa entrou em coma antes do falecimento, ocorrido às 7h35 no horário de Roma, isto é, 2h35 de Brasília.

A escolha da capela em Santa Marta para o velório reforça o tom reservado dos primeiros momentos da despedida. Francisco, primeiro papa latino-americano, vivia no local desde o início do seu pontificado, rompendo com a tradição do Palácio Apostólico. A presença dos guardas suíços, símbolo da proteção papal, remete à solenidade do cargo mesmo depois da morte.

Corpo de Francisco deve ficar na Basílica de Santa Maria Maggiore

Além disso, ao contrário da maioria de seus antecessores, Francisco escolheu a Basílica de Santa Maria Maggiore como local para abrigar o seu corpo.

Uma das quatro principais basílicas da cristandade, o lugar era muito especial para o pontífice em razão da sua destacada devoção pela Virgem Maria, Mãe de Deus.

Nesse sentido, a Diocese de Roma realizou a missa em sufrágio da alma do pontífice. O cardeal Baldo Reina, vigário para a Diocese de Roma, celebrou o rito. No domingo 20, dia em que os cristãos do mundo todo celebram a Páscoa, ele apareceu publicamente e abençoou os fiéis que estavam na Praça de São Pedro.



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile