UPA comemora 6 anos com mais de 684 mil atendimentos (Foto: Ascom FMS)
Nesta terça-feira (18), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Dr. Dib Tajra, localizada no bairro Satélite e administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), celebrou 6 anos de existência, atingindo a marca de 684 mil atendimentos à população, o que equivale a uma média de 9.500 casos de urgências e emergências por mês. A data foi comemorada com atendimentos, celebração eucarística e café da manhã dedicado aos servidores e usuários.
Nos primeiros 45 dias de gestão, a UPA passou por diversas mudanças institucionais e melhorias significativas. Entre as principais transformações estão a melhoria da infraestrutura, com a ampliação de setores estratégicos e reformas nas áreas de internação e atendimento ambulatorial. Além disso, a equipe passou por treinamentos contínuos e capacitações para garantir um atendimento ainda mais qualificado.

UPA comemora 6 anos com mais de 684 mil atendimentos (Foto: Ascom FMS)
“Estamos promovendo melhorias nesta Unidade e o nosso compromisso é continuar evoluindo, sempre focados na excelência e na humanização do cuidado. Essas mudanças refletem nosso empenho em proporcionar um ambiente cada vez mais seguro, eficiente e acolhedor para todos que passam por nossa UPA”, afirma a diretora-geral da UPA Satélite, Francina Amorim.
Hociomora Lis, diretora administrativa da UPA Satélite, destaca mais melhorias implementadas pela nova gestão: reativação de salas de materiais, de consultórios, de banheiros e de isolamentos que estavam fechados, criação de uma sala de estar para os colaboradores, conserto de aparelhos de ar-condicionado, do portão das ambulâncias, do gerador, do elevador, da bomba da cisterna e de cadeiras, além da revitalização da recepção.
UPA comemora 6 anos com mais de 684 mil atendimentos (Foto: Ascom FMS)
Conheça a estrutura da UPA do Satélite
A UPA do Satélite conta com médicos clínicos, pediatras e cirurgiões, além de leitos de observação, de isolamento e de estabilização. O local atende uma população estimada em 346.224 pessoas e é especializado no atendimento de urgências e emergências. Ao chegar na unidade, o paciente passa pela classificação de risco, é atendido e pode receber alta ou ficar em observação por até 24 horas para diagnóstico e/ou estabilização clínica. Caso suas queixas não sejam resolvidas nesse período, ele é encaminhado para internação em hospitais da rede.