A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anunciou recentemente a abertura do processo seletivo para o doutorado em educação com início agendado para 2026. As inscrições estarão abertas de 2 a 13 de maio de 2025.
O curso tem duração de 24 meses, em formato presencial, no campus Guarulhos. A coordenação é do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (EFLCH/Unifesp).
- Estado, trabalho e educação
- História da educação: sujeitos, objetos e práticas
- Linguagens e saberes em contextos formativos
O edital prevê a oferta de 33 vagas, com reserva específica para ações afirmativas:
- 02 vagas para pessoas com deficiência
- 01 vaga para pessoas trans
Segundo o edital, a comissão de seleção poderá ampliar o número de vagas ou não preencher totalmente aquelas inicialmente definidas, caso os candidatos não atendam aos requisitos mínimos exigidos em qualquer fase do processo seletivo.
Para cursar o doutorado em educação da Unifesp é preciso apresentar a comprovação de conclusão do curso de mestrado reconhecido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).
Inscrições e processo seletivo
As inscrições estarão abertas de 2 a 13 de maio de 2025, exclusivamente através do site do programa. Além de preencher o formulário online disponível, os interessados devem escolher uma linha de pesquisa, indicar um possível orientador, anexar projeto de pesquisa em formato PDF conforme instruções do edital e informar o ID Lattes.
- Fase II (02/08 a 24/08/2025): análise do projeto de pesquisa
- Fase IV (07/10 a 14/10): submissão e conferência de documentos
- Fase V (data a ser informada): verificação da autodeclaração para candidatos optantes pelas vagas de ações afirmativas
As aulas terão início a partir de 10 de março de 2026.