A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fortalece suas parcerias com instituições internacionais e divulga uma importante oportunidade para estudantes interessados em prosseguir seus estudos no exterior. A Embaixada do Brasil em Abu Dhabi, por meio do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC), anunciou a abertura das inscrições para programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) na Mohamed Bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI), localizada em Abu Dhabi.
“Esta é uma excelente oportunidade para nossos alunos, especialmente pelo papel fundamental que a internacionalização do ensino, pesquisa e extensão desempenha na Uespi, sendo constantemente incentivada. Trata-se de uma das melhores oportunidades nos últimos anos, considerando as condições oferecidas, o local (que tem se destacado como um dos maiores centros de pesquisa) e a área de Inteligência Artificial, que é uma das mais procuradas no campo acadêmico atualmente”, afirmou Orlando Berti, coordenador de Relações Internacionais da UESPI.
A MBZUAI é uma universidade de renome, especializada em inteligência artificial, oferecendo programas de pós-graduação nas seguintes áreas:
- Aprendizado de Máquina
- Ciência da Computação
- Visão Computacional
- Processamento de Linguagem Natural
- Robótica
- Biologia Computacional (em desenvolvimento)
- Estatística (em desenvolvimento)
- Interação Homem-Computador (em desenvolvimento)
Os candidatos selecionados terão direito a moradia gratuita e receberão bolsas mensais de USD 2.178 para o mestrado e USD 2.722 para o doutorado.
O processo seletivo segue o modelo adotado por universidades americanas e requer:
- Cartas de recomendação (duas para mestrado e três para doutorado);
- Declaração de pesquisa (para doutorado), detalhando o plano de investigação;
- Carta de motivação, com o histórico acadêmico e os objetivos profissionais do candidato.
O prazo de inscrição vai até 31 de maio, com possibilidade de submissões tardias. Para mais informações, acesse o site oficial da MBZUAI (https://mbzuai.ac.ae/) ou entre em contato diretamente com o professor brasileiro Eduardo da Veiga Beltrame, docente e pesquisador de Biologia Computacional na MBZUAI, pelo e-mail eduardo.beltrame@mbzuai.ac.ae.