Início Ciência e tecnologia Ucrânia é alvo de ataque cibernético de ‘grande escala’, segundo agência

Ucrânia é alvo de ataque cibernético de ‘grande escala’, segundo agência

0

Um ataque cibernético de “grande escala” atingiu a ferroviária estatal Ukrzaliznytsia, da Ucrânia, nesta segunda-feira (24), segundo a agência de notícias Reuters. Restauração dos sistemas está em andamento, mas os trens da companhia continuam circulando normalmente.

De acordo com postagem da página da estatal no Facebook, o ataque cibernético não atrasou as viagens. Isso porque a empresa tinha implementado protocolos de backup após ser alvo de ataques anteriormente, segundo o post.

A Reuters também apurou que a companhia tinha identificado uma falha técnica nos seus serviços on-line – por exemplo: venda de passagens pelo site e aplicativo – no domingo (23).

Negociações entre EUA e Rússia sobre possível acordo de paz na Ucrânia começam na Arábia Saudita

As negociações entre Estados Unidos e Rússia sobre um possível acordo de paz na Ucrânia começaram na Arábia Saudita nesta segunda-feira (24). No hotel Ritz-Carlton, em Riad, negociadores dos dois países devem discutir detalhes de um cessar-fogo parcial.

Arábia Saudita recebe negociadores dos EUA e da Rússia para discutirem acordo de paz para guerra na Ucrânia (Imagem: evan_huang/Shutterstock)

O objetivo, nesta segunda, é chegar a uma espécie de “luz de cessar-fogo”, com foco no Mar Negro, segundo a BBC. A Rússia quer reativar um acordo de 2022 que permitiu à Ucrânia exportar seus grãos pelo mar sem ser atacada.

Em troca, os russos exportariam produtos agrícolas e fertilizantes também pelo Mar Negro. Isso garantiria certo alívio das sanções ocidentais.

Os governos de Ucrânia e Rússia podem estar a poucos passos de fechar um cessar-fogo. Mas, que fique claro — é uma trégua, e não o encerramento do conflito, que já dura três anos. Isso implica em novas estratégias militares de ambos os lados.

elon musk e logo da starlink
‘Se eu desativasse a Starlink, o exército ucraniano entraria em colapso’, disse Musk (Imagem: ssi77/Shutterstock)

Para os ucranianos, pode ser momento de rever a dependência dos satélites da Starlink. Recentemente, o CEO da empresa, Elon Musk, afirmou que toda a linha de frente de Kiev entraria em colapso caso o sistema fosse desligado, como relatou o Olhar Digital.

“Para ser extremamente claro, não importa o quanto eu discorde da política da Ucrânia, a Starlink nunca será desligada no país. Sem nossa empresa, os russos poderiam bloquear todas as outras comunicações e nós nunca faríamos tal coisa”, enfatizou.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.


Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile