Início Educação Tudo sobre o Fies: como funciona o programa e quais as vantagens

Tudo sobre o Fies: como funciona o programa e quais as vantagens

0

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) estão disponíveis até o dia 7 de fevereiro. O programa oferece financiamento aos estudantes que desejam ingressar no ensino superior em instituições privadas. Neste primeiro semestre, o Fies oferece 67,3 mil vagas.

Os estudantes podem usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde a edição de 2010 para tentar o financiamento de cursos de graduação pagos.

Podem se inscrever participantes que:

  • Tiveram nota média igual ou superior a 450 pontos,
  • Tenham renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Os candidatos que cumprem os requisitos acima podem se inscrever no Fies entre os dias 4 e 7 de fevereiro.

Para isso, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com a conta gov.br. Depois, o candidato será direcionado para o Fies Seleção, onde deverá informar e-mail, perfil (etnia, cor, se é quilombola, entre outros), até três opções de curso, turno e local de oferta, dados dos membros do grupo familiar, entre outras informações.

Neste momento, o candidato também terá que selecionar o tipo de vaga: Fies Social ou demais vagas Fies.

O Fies Social é uma modalidade do programa que reserva metade das vagas do programa para financiar o valor total do curso, cobrindo até 100% dos encargos educacionais, desde que não ultrapasse os valores máximos e mínimos estabelecidos pelo Comitê Gestor do Fies.

Para ter direito ao Fies Social, é necessário cumprir os mesmos requisitos do Fies, além de:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O máximo que o Fies financia por semestre é de R$ 60 mil para medicina e R$ 42.983,70 para os demais cursos.

Neste ano, o MEC (Ministério da Educação) oferece 112.168 vagas no processo seletivo do Fies, sendo 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre.

Segundo o MEC, a classificação será feira de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem – da maior para a menor –, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

A ordem de priorização é:

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

O resultado do Fies será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados devem complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro.

Quem não for pré-selecionado, estará automaticamente na lista de espera. Para esses casos, o período de convocação será de 25 de fevereiro a 9 de abril.

  • Resultados: 18 de fevereiro
  • Convocação da lista de espera do Fies: 25 de fevereiro a 9 de abril

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile