Início Destaque Trump classifica Houthis do Iêmen como organização terrorista

Trump classifica Houthis do Iêmen como organização terrorista

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 22, que o Houthi, do Iêmen, apoiado pelo Irã, será novamente classificado como uma “organização terrorista estrangeira”. A medida reverte a decisão do ex-presidente Joe Biden, que havia retirado o grupo da lista em 2021.

Desde 7 de outubro de 2023, o Houthi lançou mais de cem ataques contra navios comerciais e militares no Mar Vermelho. O decreto de Trump também condena o apoio do Irã aos rebeldes iemenitas, ao enfatizar o papel de Teerã em alimentar o conflito na região.

“Agora é política dos Estados Unidos cooperar com os seus parceiros regionais para eliminar as capacidades e operações do Houthi, privá-lo de recursos e, assim, acabar com os seus ataques ao pessoal e aos civis dos Estados Unidos, aos parceiros dos Estados Unidos e ao transporte marítimo no Mar Vermelho”, afirmou o republicano.

O novo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, terá 30 dias para formalizar o pedido de redesignação.

Trump manda Usaid encerrar relações com ONGs ligadas ao Houthi

O Departamento de Estado, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), analisará as organizações não governamentais (ONGs) que atuam no Iêmen.

Trump determinou que a Usaid deve encerrar o relacionamento com quaisquer entidades que tenham feito pagamentos ou estejam ligadas aos Houthis. Além disso, a Usaid vai cortar a ajuda às ONGs que se opuseram aos esforços internacionais para combater os Houthis.

Em 2021, Biden retirou o grupo da lista dos terroristas, ao argumentar que a designação poderia comprometer os esforços de ajuda humanitária no Iêmen.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile