Início Destaque Tempestades com tornados deixam ao menos 21 mortos nos EUA

Tempestades com tornados deixam ao menos 21 mortos nos EUA

0

Fortes tempestades com tornados atingiram a região central dos Estados Unidos nesta sexta-feira, 16, deixando pelo menos 21 mortos no Estado do Missouri e no sudeste do Kentucky. A onda de calor recorde nos EUA contribui para a intensificação dos temporais, que ocorrem durante o pico da temporada de tornados.

O Serviço Nacional de Meteorologia informou que um tornado “grande e extremamente perigoso” passou pelo sul do Kentucky logo depois da meia-noite. A destruição começou no Condado de Pulaski e avançou para o Condado de Laurel.

No Condado de Laurel, no Kentucky, 14 pessoas morreram. Já na região de St. Louis, no Missouri, os tornados causaram ampla destruição e ao menos sete mortes. Também foram registrados grandes tornados nos Estados de Illinois e Indiana.

A previsão é que as condições climáticas severas continuem nos próximos dias.

Regiões afetadas nos EUA enfrentam destruição e apagões

As tempestades derrubaram linhas de energia e danificaram casas no Centro-Oeste e na região dos Grandes Lagos. Até a manhã deste sábado, 17, mais de 660 mil residências e empresas estavam sem eletricidade em pelo menos 12 Estados, segundo o site PowerOutage.us.

O governador do Kentuchy, Andy Beshear, informou, por meio de suas redes sociais, neste sábado, que há quase 67 mil pessoas sem energia, somente no Estado. “Há 700 funcionários em campo ajudando a restaurar a energia e a responder às condições climáticas adversas da noite passada”, disse.

O Corpo de Bombeiros da cidade de Somerset alertou moradores a evitarem a área. “O lado sul da cidade foi atingido por um possível tornado”, publicou a corporação nas redes sociais. O juiz executivo do Condado de Pulaski declarou estado de emergência.

Em St. Louis, no Missouri, além dos sete mortos, outros 15 feridos foram ao Hospital Infantil da cidade, e outras 30 pessoas foram atendidas no Hospital Barnes-Jewish.

“São realmente muitos danos”, afirmou a prefeita de St. Louis, Cara Spencer. Vários prédios desabaram, e “muitos telhados estão faltando”. O chefe dos bombeiros, Dennis Jenkerson, disse que o tornado atingiu cerca de 20 quarteirões e que 500 socorristas fazem buscas por vítimas.

Risco climático permanece em diversas regiões

De acordo com informações da CNN norte-americana, com a dissipação dos tornados no Missouri e no Kentucky, novas tempestades severas estão se formando perto da fronteira com o México. A região sudoeste dos EUA, incluindo o Texas, permanece sob alerta. A previsão indica granizo, ventos fortes e possibilidade de novos tornados, especialmente nas áreas metropolitanas de Dallas-Fort Worth.

O risco de tempestades com duração de vários dias deve se estender até terça-feira 20, afetando as Grandes Planícies e o Vale do Rio Mississippi. Oklahoma e Kansas devem enfrentar temporais no domingo 18 e na segunda-feira 19, com novas ameaças para a região do Mississippi no começo da próxima semana.



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile