O evento Vivências do Artesanato Piauiense, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), foi realizado nesta quinta-feira (20), na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho. O encontro reuniu artesãos e arquitetos para discutir a integração entre o tradicional e o moderno, em preparação para a CASACOR Piauí 2025, um dos maiores eventos de arquitetura e design do estado.
De acordo com o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, o evento foi um momento fundamental para fortalecer a relevância do artesanato e proporcionar visibilidade aos talentos dos artesãos, além de integrar com os arquitetos. “Estamos aqui hoje na Casa do Artesão promovendo um momento especial de vivências do artesanato piauiense. Convidamos a equipe técnica da CASACOR Piauí, todos os arquitetos que estarão na mostra de arquitetura, design e paisagismo. Chamamos todos esses profissionais para conhecer as potencialidades e variações desse artesanato para incrementarem em seus espaços. Acreditamos que a participação do governo do estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), pode alavancar a visibilidade do artesanato e, consequentemente, trazer maior desenvolvimento econômico para este setor tão importante para a nossa economia”, afirma.
O evento “Vivências do Artesanato Piauiense” revelou um universo de potencialidades ao exibir peças e processos artesanais, contando com a participação de artesãos especializados em técnicas como bordado, arte santeira, macramê, pintura à mão, trançado em palha e quilling (filigrana em papel).
O artesão santeiro Edinaldo dos Santos compartilhou sua experiência. “Estou participando desse evento maravilhoso que é essa integração entre os artistas santeiros e os arquitetos. Trabalho nos segmentos rústicos, santeiros e como já participei da primeira edição da CASACOR Piauí, que é um evento muito bom, que valoriza o artesão, pretendo participar da edição deste ano”, finaliza.
Durante o encontro, os arquitetos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o artesanato piauiense e estreitar os laços com os artesãos. Para a arquiteta e paisagista Marina Campanhã, o evento Vivências do Artesanato Piauiense é uma iniciativa muito importante e uma experiência enriquecedora. “Estamos na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, um espaço incrível que reúne trabalhos diversos de vários artesãos e artistas, que são verdadeiras preciosidades da nossa cultura. Eles representam a nossa cultura através do artesanato. Este evento é super importante porque nos permite conhecer melhor os artesãos, além de suas obras. Já conhecíamos o artesanato, mas não os artesãos. Através deste evento, conseguimos criar uma integração e pensar em soluções, incorporando o artesanato em nossos projetos”, destaca.
Inscrições para artesãos participarem da CASACOR Piauí 2025, através da Casa do Artesão Design Mestre Albertino
Durante o encontro, o superintendente Ícaro Machado anunciou a abertura das inscrições para os artesãos interessados em participar da CASACOR Piauí 2025, por meio da Casa do Artesão Design Mestre Albertino. “Os interessados podem se inscrever tanto virtualmente, acessando o link na bio do Instagram da @casadoartesaodesign, quanto presencialmente na Sudarpi, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho”, afirma.
A gerente da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, Juliana Galvão, ressaltou a importância de os participantes possuírem a Carteira Nacional de Artesão atualizada. “Você, artesão, que ainda não tem a sua carteirinha, estamos aqui para ajudar no processo de retirada, para que consiga se inscrever no link e fazer parte da Casa do Artesão Design Mestre Albertino na CASACOR 2025″, conclui.
Confira AQUI mais fotos do evento.