Divisão busca adaptar empresa à nova realidade da mídia, com foco em eficiência e lucratividade
A Warner Bros. Discovery (WBD) anunciou em um comunicado que se dividirá em duas empresas de capital aberto até meados de 2026, em resposta à mudança de hábitos dos consumidores, que vêm trocando a TV a cabo pelo streaming.
David Zaslav, CEO da WBD, falou em “ter um foco mais preciso e a flexibilidade estratégica de que precisamos para competir com mais eficácia”, para justificar a decisão de dividir a empresa.

- Uma empresa focada em streaming e estúdios, incluindo HBO Max e o portfólio cinematográfico.
- Outra voltada às redes de TV globais, como CNN, TNT Sports e Discovery.
- Zaslav comandará a divisão de streaming e estúdios, enquanto o atual CFO, Gunnar Wiedenfels, assumirá a liderança das redes globais.
A decisão acompanha uma tendência do setor. A Comcast, por exemplo, está separando suas redes de TV da NBCUniversal para formar a empresa Versant. Ambas as iniciativas refletem os desafios enfrentados pelo modelo tradicional de TV paga e o esforço para dar mais foco e flexibilidade às operações.
Embora as redes lineares ainda gerem caixa significativo — especialmente com esportes ao vivo — seu conteúdo não tem impulsionado o crescimento das plataformas de streaming.
A WBD já enfrentou uma baixa contábil de US$ 9,1 bilhões nesse segmento, e parte do fluxo de caixa das redes foi usada para financiar o desenvolvimento do HBO Max.
Dívida separada
A divisão também terá implicações financeiras. A dívida líquida da empresa, hoje em cerca de US$ 34 bilhões, será repartida entre as novas entidades. A maior parte ficará com as redes globais, que continuarão sendo altamente lucrativas.
O mercado reagiu positivamente ao anúncio, com as ações da WBD subindo cerca de 8% na segunda-feira. A empresa vê a separação como uma forma de permitir maior foco estratégico, eventuais fusões e mais eficiência no cenário competitivo da mídia.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.