Início Ciência e tecnologia SpaceX Crew-9: Nasa adia missão para resgatar astronautas por conta de tempestade

SpaceX Crew-9: Nasa adia missão para resgatar astronautas por conta de tempestade

0

A Nasa e a SpaceX anunciaram o adiamento da missão que deve trazer os astronautas da Starliner, Suni Williams e Butch Wilmore, de volta à Terra. Segundo comunicado, a SpaceX Crew-9 não deve decolar antes deste sábado (28).

O lançamento estava previsto para acontecer na tarde desta quinta-feira (26), mas o avanço da tempestade tropical Helene nos Estados Unidos e a possibilidade que ela se transforme em um furacão ao atingir a costa da Flórida causaram o adiamento.

A missão está prevista para ser lançada por volta das 14h (horário de Brasília) do sábado, do Complexo de Lançamento Espacial-40 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida — caso as condições meteorológicas estejam favoráveis.

O astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov vão decolar a bordo da nave SpaceX Dragon em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) como comandante e especialista de missão, respectivamente.

Resgate dos astronautas da Starliner

Os outros dois tripulantes que estariam no voo foram cortados para abrir espaço para Butch Wilmore e Suni Williams, que estão a bordo da ISS desde junho após o voo inaugural da Starliner da Boeing.

A missão de Wilmore e Williams tinha previsão de durar apenas oito dias, mas os problemas técnicos apresentados pela Starliner fez com que os dois ficassem “presos” no espaço enquanto sua nave retornou à Terra sozinha por uma questão de segurança.

Os astronautas da Starliner devem retornar para casa apenas em fevereiro de 2025, ao lado de Hague e Gorbunov na nave da SpaceX.

Conheça a Crew Dragon, nave que vai “salvar” astronautas da Starliner

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile