Início Destaque Sob Lula, Cuba é aprovada como um dos países parceiros do Brics

Sob Lula, Cuba é aprovada como um dos países parceiros do Brics

0

Em companhia de outras oito nações, Cuba se tornou um dos “países parceiros” do Brics. O governo do Brasil, que preside o bloco durante o ano de 2025, anunciou a decisão na sexta-feira 17, por meio de uma nota do Ministério da Relações Exteriores.

A modalidade de países parceiros do Brics foi criada durante a cúpula de 2024, em Kazan, na Rússia. Criadores e maiores herdeiros da União Soviética, os russos fundaram o bloco junto com Brasil, Índia e China em 2009, que passou a contar com a África do Sul em 2010. O nome é uma alusão a essas cinco nações.

Além disso, outras nações passaram a integrar o bloco em 2023. São elas: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Na lista das nações aprovadas em 2025 para a nova categoria, também estão Belarus, Cazaquistão e Uzbequistão. Assim como Cuba, esses países faziam parte da área de influência da União Soviética.

Outros “países parceiros” no Brics

Entre os novos aprovados também estão Bolívia, Malásia, Nigéria, Tailândia e Uganda. Os países parceiros do Brics têm status inferior ao dos fundadores, mas também podem participar das reuniões e das discussões do bloco.

Cúpula de Belém

Por estar na presidência, o Brasil sediará a cúpula do Brics de 2025. O evento deve acontecer em Belém, capital do Estado do Pará.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile