Início Política Simão Durando pode ser reeleito em Petrolina (PE) no 1º turno

Simão Durando pode ser reeleito em Petrolina (PE) no 1º turno

0

A 20 dias da eleição, uma pesquisa indica a possibilidade de o prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando (União Brasil), ser reeleito já no primeiro turno.

Em cenário que levou em consideração apenas os votos válidos — ou seja, descartou-se branco/nulo/nenhum e não sabe/não respondeu —, o Paraná Pesquisas afirmou que Durando tem 57,3%. O instituto divulgou o levantamento na manhã desta segunda-feira, 16.

Pela margem de erro, que é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, o político do União Brasil poderia ter de 53,5% a 61,1% dos votos válidos. Situação que lhe garantiria a reeleição no primeiro turno, uma vez que é necessário ter 50% dos votos válidos e mais um para alcançar esse feito.

Petrolina cumpre o único requisito para realização de segundo turno, caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos: ter mais de 200 mil eleitores. Atualmente, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o município conta com eleitorado na casa das 238 mil pessoas.

Pesquisa estimulada de votos válidos para Petrolina — com Simão Durando na primeira colocação

  1. Simão Durando (União Brasil) — 57,3%;
  2. Dr. Julio (PSDB) — 24,8%;
  3. Lara Cavalcanti (PL) — 8,4%;
  4. Odacy Amorim (PT) — 6,2%;
  5. Dr. Marcos (Agir) — 1,9%; e
  6. Maria Clara (UP) — 1,4%.

Na primeira colocação e com a possibilidade de ser reeleito em primeiro turno, Simão Durando é o prefeito de Petrolina desde o fim de março de 2022. Em 2020, em sua primeira disputa eleitoral, ele foi eleito vice-prefeito, mas posteriormente assumiu o comando do Poder Executivo municipal a partir da renúncia de Miguel Coelho (União Brasil), que tentou, sem sucesso, ser eleito governador de Pernambuco.

Para realizar o levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Petrolina, o Paraná Pesquisas entrevistou 710 pessoas, de 12 a 15 de setembro. Além da margem de erro de 3,8 pontos porcentuais, o nível de confiança do material é de 95%. O código PE-02430/2024 é o registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile