Na tarde desta terça-feira (1°), o auditório da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi) foi palco da sexta edição da Masterclass do CapacitIA, reunindo servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Justiça (Sejus) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O evento teve como objetivo apresentar aos gestores os conceitos e aplicações práticas da inteligência artificial voltadas para a administração pública, visando à desburocratização e maior eficiência nos serviços prestados.
Durante a abertura, Fábbio Borges, diretor de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), destacou a importância da iniciativa. “Recebemos servidores da Segurança, Justiça e Detran para apresentar e sensibilizá-los quanto ao uso de ferramentas de inteligência artificial. O objetivo é mostrar como essas tecnologias podem auxiliar e desburocratizar o trabalho no dia a dia. Agora, esses servidores retornarão às suas secretarias e indicarão novos colegas para a capacitação de vinte horas, onde aprofundaremos ainda mais o uso dessas ferramentas e como elas podem contribuir para melhorar o serviço público”, afirmou.
Entre os participantes, Matheus Zanatta, delegado e superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, ressaltou a relevância da formação. “Esse curso da Masterclass é excelente. Ele aborda diversos eixos da inteligência artificial, desde a elaboração de prompts até aplicações práticas que podem ser utilizadas no serviço público. O CapacitIA oferece uma qualificação essencial, especialmente para lidar com tarefas repetitivas, o que contribui diretamente para uma prestação de serviço mais eficiente”, avaliou.

O CapacitIA é uma iniciativa do Governo do Piauí, promovida pela SIA, em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). A próxima etapa para os servidores dessas secretarias será o curso de 20 horas, onde os participantes terão a oportunidade de aplicar o uso da inteligência artificial, desenvolvendo soluções voltadas para as necessidades reais de seus órgãos.