A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), dará início, nesta segunda-feira (5), às 9h, na sede da Secretaria, a mobilização da Campanha “Faça Bonito”, em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização reunirá representantes dos Conselhos Tutelares, dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério Público, além de outros agentes.
Em 2025, a campanha nacional chega ao seu 25º ano, consolidando uma trajetória de luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em todo o Brasil. A iniciativa reforça a importância de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenir e enfrentar a violência sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com Eliane Nogueira, secretária da Semcaspi, a mobilização busca fortalecer parcerias e ações integradas que garantam a proteção integral das crianças e adolescentes. “É fundamental que toda a sociedade esteja engajada nessa causa. Proteger a infância é garantir um futuro mais justo e humano para todos”, destaca.

Semcaspi inicia mobilização da Campanha “Faça Bonito” (Foto: Ascom Semcaspi)
Luiziane Esperança, secretária executiva do SUAS, enfatiza a importância de manter o tema em evidência ao longo de todo o ano, indo além do período da campanha.
“A campanha vai durar o mês todo, porém queremos que ela se intensifique e se estenda durante todo o ano, por meio do material que estamos preparando para as nossas gerências de CRAS e CREAS. O objetivo é multiplicar a informação nos territórios, ampliar o debate e incentivar a denúncia de casos de abuso e exploração sexual”, explica.