A Semana Sanfônica chegou ao fim nesta quarta-feira (22), após três dias de programação cultural que valorizou a tradição e a diversidade do instrumento símbolo da música nordestina: a sanfona. O encerramento ocorreu no Palácio da Música, às 19h, com um concerto gratuito da Orquestra de Alunos de Regeneração do Piauí e com os alunos da Sanfona Escola de Teresina.
Desde o dia 20 de maio, a cidade foi palco de workshops e apresentações que reuniram importantes nomes do cenário sanfônico. A programação incluiu um workshop ministrado por Daniel Leal, o aguardado concerto da Orquestra Sanfônica de Teresina na abertura, e uma apresentação especial conduzida pelo músico e organizador do evento, Ivan Silva, no dia 21. Já na manhã do dia 22, o sanfoneiro Inácio Botêlho encerrou a sequência de atividades pedagógicas com sua contribuição artística.
Em entrevista, Ivan Silva destacou a importância desta edição, considerada uma das mais marcantes pelo público e pelos músicos participantes:
“Depois de finalizado, eu pude observar até mesmo os comentários dos próprios músicos. Alguns chegaram e comentaram: ‘cara, essa edição foi uma das mais impactantes e agora a gente, mais do que nunca, assumiu uma responsabilidade que temos obrigação de dar continuidade, porque não tem mais volta’. Foi a avaliação de um dos músicos da própria orquestra no último dia”, relatou Ivan.
O organizador também ressaltou a diversidade do público ao longo dos dias:
“Observei um certo rodízio de público, porque cada noite tinha um público diferente. Passou muita gente. Tem quem goste mais do concerto da orquestra e foi no primeiro dia, outros preferiram os shows individuais.”, completou.
A Semana Sanfônica reafirma-se como um espaço de valorização da cultura nordestina, promovendo o encontro entre tradição, formação musical e acesso gratuito à arte.