Início Destaque SEMAM e SDU Norte buscam solução para aguapés em lagoa do Parque...

SEMAM e SDU Norte buscam solução para aguapés em lagoa do Parque Ambiental Matias Matos

0

A busca por soluções para despoluir a lagoa localizada no Parque Ambiental Matias Matos, no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, reuniu equipes da Prefeitura de Teresina e da Águas de Teresina, concessionária responsável pelo saneamento básico da cidade, nesta quarta-feira (9).

O secretário municipal de Meio Ambiente (Semam), Aluísio Sampaio, explicou que a lagoa está repleta de aguapés, plantas aquáticas que indicam a poluição da água. De forma imediata, a gestão municipal providenciou a retirada dos aguapés. No entanto, essa medida não resolve o problema de forma definitiva.

Aluísio Sampaio ressaltou a necessidade de identificar a causa da poluição da lagoa, que, segundo ele, pode ser o despejo irregular de esgoto na água, sem o devido tratamento, diante da falta de saneamento básico adequado.

“Nós convidamos a Águas de Teresina para ver a situação da lagoa. O aguapé é uma defesa da natureza. Temos que buscar identificar de onde está vindo essa poluição para que a gente possa combater. Então, a nossa ideia é resolver a causa do problema”, afirma Sampaio.

Semam e SDU Norte buscam solução para aguapés

O secretário municipal de Meio Ambiente enfatizou que o parque deve estar em condições adequadas para receber seus visitantes, que o utilizam como um importante ponto de lazer e para a prática de esportes.

“A Prefeitura está removendo os aguapés. Este parque é de grande importância para a cidade, com uma infraestrutura invejável, e precisa ser entregue à população como um local saudável, bonito e despoluído”.

O superintendente de Desenvolvimento Urbano/Norte, Alan Brandão, também participou do encontro. “É muito importante esta parceria. Nós estamos desde o início do ano, da gestão, tentando organizar o parque. Dessa parte da limpeza, é um trabalho de prevenção para o momento. Precisamos avançar cada vez mais em soluções, como a questão do lixo e do esgoto, para que a gente possa suprir essa demanda o quanto antes”.

Carolina Serafim, presidente da Águas de Teresina, acrescenta que a consciência da população é fundamental para que a lagoa não receba poluição. “O Parque é um importante equipamento de lazer. Nós estamos aqui exatamente para mostrar a importância das conexões às redes já existentes na região de esgotamento sanitário. Quando há o lançamento irregular de esgoto na rede de drenagem, que é a rede de chuva da região e vai para a lagoa, vemos o aparecimento de aguapés. A gente está aqui para trabalhar em conjunto com a população, trazendo a conscientização”.


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile