Início Ciência e tecnologia Sem papel e filas? O futuro digital das viagens aéreas

Sem papel e filas? O futuro digital das viagens aéreas

0

Proposta da ONU quer aposentar cartões de embarque e passaportes com uso de biometria e identidade digital

Imagem: Jacob Lund/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Em breve, o reconhecimento facial e um “passe digital” no celular podem substituir passaporte e cartão de embarque. A proposta é da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), ligada à ONU, que quer modernizar o processo de viagem com uma identidade digital, segundo relata o site EuroNews.

A ideia é permitir que os passageiros façam todo o trajeto no aeroporto — do despacho de bagagem ao embarque — sem papel, apenas com biometria e uma credencial armazenada no smartphone.

Essa identidade seria atualizada em tempo real em caso de mudanças no voo, como atrasos ou cancelamentos.

Criminosos usam IA para burlar reconhecimento facial
Iniciativa aposta em identidade digital com reconhecimento facial para modernizar aeroportos – Imagem: Shutterstock/Image Flow

Testes já começaram

  • Testes já estão em andamento em países como Finlândia e Singapura, além de aeroportos como Schiphol (Amsterdã) e companhias aéreas como a Ryanair, que planeja eliminar os cartões físicos ainda este ano.
  • O objetivo? Agilizar o fluxo de passageiros — que pode dobrar até 2040, segundo a IATA — e também melhorar a segurança.
  • A OACI afirma que o novo sistema pode ajudar a reprimir a fraude de identidade e o tráfico de pessoas, fornecendo uma maneira mais robusta de verificar quem está voando.

Privacidade dos passageiros ainda é discutida

Apesar da praticidade, surgem preocupações com privacidade, vigilância e segurança dos dados. Empresas como a Amadeus garantem que informações serão apagadas em segundos após o uso, mas o debate permanece.

Por ora, o uso do sistema será opcional para os países. Mas o futuro das viagens pode estar cada vez mais… na palma da mão — ou no seu rosto.

Como comprar passagem aérea barata?
Sistema poderia agilizar aeroportos, reduzir fraudes e transformar o embarque aéreo global – Imagem: Yaroslav Astakhov / Shutterstock


Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.


Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile