Início Destaque Selo Unicef é lançado no Piauí e governador Rafael Fonteles convoca prefeituras...

Selo Unicef é lançado no Piauí e governador Rafael Fonteles convoca prefeituras a aderirem ao programa – pi.gov

0

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (28), no Palácio de Karnak, do lançamento da nova edição do Selo Unicef (2025–2028), que visa fortalecer políticas públicas de educação, saúde e assistência social voltadas para crianças e adolescentes. O gestor reforçou a importância da iniciativa e fez um apelo para que todos os prefeitos do Piauí façam a adesão ao programa.

O lançamento contou com a presença  do secretário da Saúde, Antônio Luiz; do secretário da Educação, Washington Bandeira; da secretária da Assistência Social, Regina Sousa; da coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles; e da chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o Piauí e Maranhão, Ofélia Silva. A adesão dos municípios pode ser feita até o dia 9 de junho.

Rafael Fonteles destacou a importância do programa. “É uma iniciativa importante desse órgão global ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir direitos às nossas crianças e adolescentes. Então, é muito importante que os prefeitos façam a adesão, porque o Unicef irá orientar as melhores práticas e as melhores políticas públicas para garantir direitos para nossas crianças e adolescentes”, afirmou o gestor.

Para a chefe do escritório do Unicef para o Piauí e Maranhão, Ofélia Silva, o selo trabalha de forma sustentável uma transformação nas políticas públicas voltadas para os jovens. “O Selo Unicef entrega continuamente uma transformação bastante planejada e estruturante das políticas públicas. São crianças com mais tempo na escola, crianças vacinadas, é uma ampliação da capacidade das políticas públicas de saúde, de educação, de assistência social, chegando até a populações que são muito vulneráveis”, destacou a representante.

A primeira-dama do Estado e coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, reforçou o papel fundamental dos municípios no sucesso da iniciativa. “O pacto atua com ações prioritárias nas áreas de saúde, educação e assistência social para as crianças que estão na primeira infância. Então, apoiamos essa parceria com o Unicef e sabemos da importância da colaboração dos municípios para execução da política pública na primeira infância e melhoria dos indicadores nessas áreas prioritárias”, pontuou a gestora.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, também garantiu apoio à mobilização para adesão ao selo. “A APPM vai fazer todo o esforço possível para que todos os prefeitos do Piauí possam aderir ao Selo Unicef. Sabemos que os indicadores podem melhorar bastante com a adesão de todos os municípios do estado. Iremos fazer essa campanha de incentivo com o Governo do Estado e acreditamos que teremos um saldo positivo”, disse o prefeito.

Avanços do Piauí

O Piauí já apresenta avanços expressivos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Entre 2019 e 2023, o estado registrou uma queda de 67% no abandono escolar e 134 municípios bateram as metas de rematrícula por meio da estratégia de Busca Ativa Escolar. Além disso, 107 municípios criaram programas de estágio e trabalho para jovens, 117 implementaram a Lei da Escuta Protegida e 118 garantiram estrutura mínima para funcionamento dos Conselhos Tutelares.

Na área da saúde, a cobertura da vacina tríplice viral D2 cresceu 25,8% e 120 municípios aderiram à Busca Ativa Vacinal. Também houve avanços na saúde mental, com 139 municípios implementando fluxos de atenção, e na assistência social, com 182 municípios ofertando serviços nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Ainda, 124 municípios elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento infantil.

A adesão ao selo já está aberta e pode ser feita, de forma gratuita e totalmente online, até o dia 9 de junho, no site www.selounicef.org.br/adesao.

Álbum de fotos relacionado

Reunião com representantes do Unicef e do Pacto pelas Crianças do Piauí

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile