O segundo dia do evento “Diálogos pelo Piauí”, realizado neste sábado(12), no território do Vale do Guaribas, reforçou a proposta de integrar ações voltadas para a primeira infância, promovendo atendimentos, oficinas, escutas e orientações para os 23 municípios presentes. A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, acompanhou de perto as atividades desenvolvidas e destacou os principais serviços ofertados pelo Estado.
“Hoje, trouxemos para Picos a Carretinha da Saúde com os serviços de odontologia, oftalmologia e audiometria para as nossas crianças. Estamos aqui também com o estande do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), trazendo para os municípios os índices de alfabetização de crianças na idade certa. É uma oportunidade para ouvir as demandas da população, saber onde estamos indo bem e o que podemos mudar para melhorar ainda mais a política para todas as pessoas, para as crianças, para as mães e para todas as famílias do nosso estado”, diz Isabel Fonteles.
Com mais de 16 mil atendimentos realizados só em 2024, a Carretinha da Saúde tem sido uma das ações de maior impacto do Pacto pelas Crianças. Durante o evento, ela esteve disponível para as comunidades, oferecendo serviços de saúde com foco na infância.
Gilson Araújo, auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), também acompanhou as atividades e comentou sobre a importância da ação. “É muito importante a Carretinha estar aqui nos municípios para aproveitar toda essa movimentação e a intersetorialidade que é promovida na região. Aqui, consigo ver a articulação entre educação, saúde e assistência social entre municípios e Estado, com serviços sendo oferecidos pelo Estado aqui no município, fazendo na prática aquilo que a gente entende e sabe que é importante”,concluiu.
Ainda de acordo com Isabel Fonteles, a presença do Pacto pelas Crianças no evento reforça o compromisso com a intersetorialidade, sendo um evento muito importante para garantir a transversalidade das ações para a primeira infância.
“Estamos aqui na Carretinha da Saúde, trazendo os serviços de oftalmologia, odontologia e audiometria para crianças do território do Vale do Guaribas. Me sinto muito feliz e agradecida por participar desse momento tão importante. O evento foi realizado ontem e hoje, com serviços, oficinas e estandes de assistência social, saúde e educação, com o PPAIC incentivando os professores a alfabetizar nossas crianças na idade certa, que é a meta do nosso governador: 100% das crianças alfabetizadas na idade certa. Nossa missão é árdua, mas aceitamos o desafio e vamos juntos com as equipes que lidam na ponta com as crianças e as famílias”.