A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) divulgou, nesta quinta-feira (10), o resultado preliminar do edital que seleciona servidores da Rede Pública Estadual para afastamento parcial ou integral com fins de qualificação em cursos de mestrado e doutorado.
De acordo com o edital, os pedidos de recurso podem ser enviados até segunda-feira (14), por meio do formulário específico, para o e-mail: afastamento@seduc.pi.gov.br.
O Piauí é um dos poucos estados a investir, de forma sistemática, na formação acadêmica de seus profissionais como política de valorização da educação. No total, foram ofertadas 40 licenças para o ano de 2025 — sendo 30 destinadas ao mestrado e 10 ao doutorado — voltadas a servidores efetivos que atuam nas escolas, centros de educação extracurricular, Gerências Regionais de Educação (GREs) ou na própria estrutura da Seduc.
Os afastamentos serão concedidos em tempo integral, ou seja, com liberação total da carga horária, desde que o servidor esteja matriculado em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional, doutorado ou cursos semipresenciais/modulares), com regime de trabalho de 20 ou 40 horas.
Com esse investimento, a Seduc reforça seu compromisso com a valorização de professores e técnicos, apostando na formação como estratégia de melhoria da qualidade do ensino.
“Estamos promovendo uma política pública que coloca o servidor no centro da transformação educacional. Investir na formação de quem está na ponta é garantir impacto direto na aprendizagem dos nossos estudantes. É assim que o Piauí vai consolidando sua posição entre os estados que mais avançam na educação pública”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.