sábado, abril 19, 2025
InícioDestaqueSecepi abre inscrições para as Paralimpíadas Escolares e reforça a descoberta de...

Secepi abre inscrições para as Paralimpíadas Escolares e reforça a descoberta de novos talentos do esporte adaptado no Piauí

A Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi) está com inscrições abertas para a edição 2025 das Paralimpíadas Escolares Piauienses (Meeting Paralímpico), que segue até o dia 12 de maio. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Diretoria de Desporto Escolar, na sede da Secepi, localizada na Av. Pedro Freitas, s/nº, Bloco G, 2° andar, Centro Administrativo, zona Sul de Teresina.

Técnicos, dirigentes, supervisores e diretores das escolas podem procurar a secretaria para inscrever seus atletas. A Secepi será responsável por cadastrar oficialmente os competidores no site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que organiza a etapa nacional da competição.

Podem participar atletas com deficiência, com idades entre 11 e 17 anos, regularmente matriculados em instituições de ensino. É obrigatório apresentar laudo médico que comprove a deficiência.

A seletiva estadual será realizada no dia 12 de julho, com as modalidades: bocha, natação, atletismo e, pela primeira vez, tênis de mesa. Os classificados representarão o estado do Piauí na fase nacional, marcada para o mês de novembro.

Desde 2023, por orientação da secretária dos Esportes, Josiene Campelo, a Secepi passou a integrar oficialmente os esportes paralímpicos aos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), fortalecendo as ações de inclusão e visibilidade para os jovens atletas com deficiência.

“Nossa gestão tem como princípio a inclusão e o incentivo ao talento em todas as suas formas. As Paralimpíadas Escolares têm revelado grandes histórias, como a do João Pedro, que começou nessa seletiva e hoje é campeão mundial. Estamos prontos para continuar investindo nos nossos atletas e nos emocionando com novas conquistas”, destaca a secretária Josiene Campelo.

João Pedro, natural de Monsenhor Gil, iniciou sua trajetória na etapa estadual das paralimpíadas em 2023, avançou até a seletiva nacional e, este ano, conquistou três medalhas de ouro no Campeonato Mundial Escolar na Sérvia, nas provas de 100m, 400m e salto em distância.

O coordenador geral das Paralimpíadas Escolares no estado, Ranilson Gonçalves, ressalta que o sucesso da iniciativa tem sido possível graças à união de esforços com parceiros como a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seid), as APAEs e a Secretaria da Educação (Seduc). “Esse trabalho em rede vem ganhando reconhecimento em todo o país e agora também no cenário internacional. Queremos que mais jovens tenham essa oportunidade de se destacar.”

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui