sábado, maio 17, 2025
InícioGeralSebrae no Piauí apresenta programa institucional com foco em governança, impacto social...

Sebrae no Piauí apresenta programa institucional com foco em governança, impacto social e meio ambiente | ASN Piauí

O Sebrae no Piauí apresentou nesta sexta-feira (16) novo programa de ESG, com o objetivo de fortalecer os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) à cultura organizacional da instituição. O lançamento aconteceu no auditório da sede, em Teresina, com transmissão on-line para as Unidades Regionais do Sebrae em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

A ação foi capitaneada pelo diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, pela gerente da Unidade de Gestão Financeira da instituição, Diana Moraes, e pela analista do Sebrae Bahia, Márcia Suêde Motta, que participou por transmissão online, compartilhando a experiência do estado vizinho na construção e implementação de estratégias sustentáveis.

Sávio Normando, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Sávio Normando, também participou do encontro e destacou o compromisso da instituição nas questões de ESG. “Sustentabilidade é um compromisso com o presente e com o futuro. O Sebrae tem o papel de influenciar positivamente os pequenos negócios e isso começa dentro de casa”, salientou.

O diretor Mário Lacerda

O diretor Mário Lacerda reforçou que sustentabilidade precisa ser parte do jeito de ser da organização. “Não se trata apenas de cumprir metas, mas de construir uma cultura baseada na coerência entre o discurso e a prática. O Sebrae no Piauí pode – e deve – ser referência também nesse tema. Basta estarmos alinhados em torno de um propósito comum”, afirmou.

A gerente da Unidade de Gestão Financeira do Sebrae no Piauí, Diana Moraes

Já a gerente da Unidade de Gestão Financeira do Sebrae no Piauí, Diana Moraes, destacou iniciativas concretas já em andamento no Piauí. “Temos avanços importantes, como o uso de placas fotovoltaicas em funcionamento e a incorporação da sustentabilidade nos processos de produção de eventos. No eixo social, nosso desafio é transformar ações pontuais em um plano estratégico, com projetos sociais e valorização de pessoas. A própria Gincana Interna da AFSebrae, que impactou no Sistema Sebrae, é um exemplo de como ações simples podem gerar transformação e capacitação com leveza e engajamento”, pontuou.

A palestrante convidada, Márcia Suêde, explicou que o programa está alinhado à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) priorizados pelo Sistema Sebrae: ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico), ODS 10 (redução das desigualdades), ODS 12 (consumo e produção responsáveis), ODS 16 (paz e instituições eficazes) e ODS 17 (parcerias). “A escolha desses objetivos não foi aleatória. Eles representam tanto a dimensão interna da gestão quanto o impacto que queremos gerar externamente. Sustentabilidade não é fazer mais trabalho, é dar mais sentido ao que já fazemos, com foco, coerência e resultados mensuráveis”, destacou.

UM ALERTA NECESSÁRIO – A REALIDADE DA POLUIÇÃO PLÁSTICA

Durante o evento, foram citados dados que reforçam a urgência da pauta ambiental. O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos para se decompor. Todos os anos, milhões de toneladas são descartadas nos oceanos. Estima-se que 91% de todo o plástico já produzido não foi reciclado.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui