A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da superintendência de Gestão de Pessoas, lançou o Retifica eSocial, um programa para garantir maior celeridade na atualização do cadastro dos servidores no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Nesta terça-feira (4), foi realizada uma reunião com representantes do setor de recursos humanos de cada secretaria para detalhar o programa.
Durante o encontro foi reforçada a importância da atualização do eSocial bem como a retificação de dados já enviados ao sistema. “Esse é um trabalho de atualização de todos os dados trabalhistas dos nossos servidores públicos, garantindo transparência, além de evitar multas diante dos órgãos federais que fazem a fiscalização de todos esses cadastros”, explicou Samuel Nascimento, secretário da Sead.
A ação tem o objetivo de ensinar e alinhar informações e fluxos que culminam no eSocial e capacitar as equipes. “O Piauí já é uma referência no eSocial, fez todas as fases assim como o estabelecido pela Receita Federal. A Sead tem a responsabilidade de coordenar esse processo de interação com os outros órgãos para garantir o processamento das informações do eSocial”, finalizou Garcias Guedes, superintendente de Gestão de Pessoas da Sead.