Início Destaque se eleição de 2026 fosse hoje, Tarcísio seria reeleito

se eleição de 2026 fosse hoje, Tarcísio seria reeleito

0

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 10, mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reelegeria se a eleição de 2026 fosse hoje. O atual chefe do Executivo estadual derrotaria todos os potenciais adversários no segundo turno. Além disso, ele aparece na frente nos cenários de primeiro turno apontados pelo instituto.

Numa disputa em que o atual vice-presidente da República e ex-governador, Geraldo Alckmin (PSB), fosse candidato, Tarcísio tem 41% das intenções de voto contra 25% do socialista. Na amostra, o empresário Pablo Marçal (PRTB) aparece em terceiro lugar, com 15%. Em seguida, estão o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), com 6%, e o deputado federal Ricardo Salles (Novo), com 4%. Segundo o levantamento, 9% votariam em branco e 1% não sabem.

Num segundo cenário, em que o ministro do Empreendedorismo e ex-governador, Márcio França (PSB, concorresse, Tarcísio chega a 47%. França ficaria em terceiro, com 11%, atrás de Marçal, que teria 16%. Padilha e Salles surgem com 6% e 4%, respectivamente. Brancos e nulos somam 14% e 2% não sabem.

Apesar de dizer que concorrerá à reeleição, o atual governador é cotado como candidato à Presidência da República no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse caso, sem Tarcísio na lista, Alckmin ficaria em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto. Marçal assumiria o segundo lugar com 20% e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ficaria em terceiro com 12%. Na sequência, pontuariam o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (5%), Padilha (5%) e Salles (4%).

Num cenário sem Tarcísio e sem Alckmin, Marçal assume a dianteira com 21%, enquanto Nunes teria 15%. Márcio França surge em terceiro com 11% e Padilha teria 7%. O secretário de Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite (PP), Manga e Salles empatariam todos com 5%. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL), aparece com 1%.

Tarcísio vence todos no 2º turno, indica Datafolha

O atual governador derrotaria tanto Alckmin quanto o ministro Márcio França no segundo turno. Tarcísio teria 53% contra 39% do vice-presidente e 62% ante 24% do ministro do Empreendedorismo. Contra Padilha, a distância é ainda maior: 64% a 20%.

Entre os candidatos, Pablo Marçal é o mais rejeitado com 45%. Na sequência aparecem: Kassab (31%), Alckmin (30%), Nunes (22%), Tarcísio (21%), Padilha (20%), França (19%), Salles (19%), Manga (18%), Derrite (17%) e Prado (16%).

Na pesquisa espontânea, 16% citam Tarcísio e 5% mencionam o termo “atual governador”. Em seguida, surgem o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ambos com 2%. Alckmin, Marçal e Nunes pontuam 1%, assim como o termo “candidato do PT”.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile